Classificação dos Resíduos


De acordo com a Norma ABNT NBR-10004, quanto à sua periculosidade (patogenicidade,corrosividade, inflamabilidade, reatividade e toxicidade). Esta norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e `a saúde pública, para que possam ter manuseio e destinação adequados. Os resíduos radioativos não são objeto desta Norma, pois são de Competência exclusiva da CNEN -Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Resíduos no estado sólido e semi-sólido- são os que resultam de atividades da comunidade de origem industrial, hospitalar, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como de determinados líquidos cujas particularidade tornam inviável o seu laçamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou que exijam para isso soluções técnica e economicamente viáveis em face à melhor tecnologi disponível.
A periculosidade de um resíduo é definida em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, que podem apresentar:

a) Risco à saúde pública, provocando ou acentuando de forma significativa, um aumento de mortalidade e incidência de doenças;
b) Risco ao meio ambiente, quando o resíduo é manuseado ou destinado de forma inadequada.
Segundo a ABNT, os resíduos industriais estão assim classificados:

- Resíduos Classe I - Perigosos
Ex.: Borras de petróleo, solução de baterias e pilhas.
- Resíduos Classe II - Não Inertes
Ex.: Sucata ferrosa (ferro velho)
- Resíduos Classe III - Inertes
Resíduos perigosos características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade.
Os não inertes podem ter propriedades, tais como: combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água.
Os inertes são aqueles submetidos a Teste de Solubilidade, não tiveram nenhum de constituintes solubilizados a concentração superior aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se os padrões de aspecto, cor, turbidez e sabor.

Voltar