Sugestões para Reduzir
Consumo de Água

 

O hábito de abrir a torneira e deixar a água correr enquanto realizamos determinadas tarefas já está consolidado entre as pessoas. Mas, diante da falta do produto e em função do alerta de autoridades mundiais para a provável falta de água doce no planeta Terra, é preciso que cada um de nós se conscientize, aprenda a fechar a torneira rapidamente e descubra como pode reduzir o consumo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso diário de 150 litros de água por pessoa para satisfazer as necessidades básicas com higiene pessoal doméstica e preparo dos alimentos.

Veja quanto se gasta para realizar determinadas tarefas!

Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduzindo o tempo para 10 minutos, o consumo cai para 79 litros.
Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água. Aberta a torneira, ensaboe, feche a torneira enquanto esfrega e só volte a usar água para enxaguar.
Enquanto faz a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Com a torneira fechada não gastará um litro.
Para escovar os dentes é necessário apenas 1 copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam vários litros. Opte por gastar apenas um copo de água.
A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência. Nunca jogue cigarros, absorventes íntimos ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar este lixo embora.
Deixar a torneira aberta, enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isto vai gastar 360 litros, ou seja, a cota diária de 2,5 pessoas. Só lave o carro com mangueira com bico de pressão ou balde.
Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Feche a cuba da pia. Ensaboe toda a louça, e enxágüe com água limpa, também com a cuba fechada.
Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupa. Usar a máquina para lavar poucas peças é prova de falta de bom senso.
A água que faz o último enxágüe das roupas, no tanque ou na máquina, pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, grama, jardins ou lavar o carro.
Os vazamentos também são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade em paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedadas adequadamente. Uma torneira que fique gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.
A sua criatividade vai lhe ensinar como fazer economia de água, usando-a sem desperdício. E lembre-se, a água que você desperdiça está fazendo falta na casa de uma família amiga que mora em outro bairro.

Desconhecemos autor e procedência deste texto.
Início da página                                Voltar


Fonte: http://www.iaccess.com.br/caminho/edicao-2/artigos-4.html