Agentes Químicos Poluidores

Fertilizantes agrícolas

       Usados em grandes quantidades para aumentar as colheitas, são arrastados pela irrigação e pelas chuvas para os lençóis subterrâneos, lagos e rios. Eles contêm principalmente os íons NO3- e PO43- os quais causam a eutrofização.

Compostos orgânicos sintéticos

       Principalmente após a Segunda Guerra Mundial, aumentou muito a produção industrial de compostos orgânicos sintéticos: plásticos, detergentes, solventes, tintas, inseticidas, herbicidas, produtos farmacêuticos, aditivos alimentares etc. Muitos desses produtos dão cor ou sabor à água, e alguns são tóxicos.
       A maior parte dos compostos orgânicos são biodegradáveis, ou seja, podem ser decompostos pelas bactérias. Existem, entretanto, alguns compostos orgânicos sintetizados pela indústria que não são biodegradáveis. Tais compostos também podem ser chamados de recalcitrantes ou biologicamente resistentes. Não sendo degradados, tais compostos vão se acumulando na água, atingindo concentrações tão altas que geram sérios riscos aos seres vivos.

Petróleo

       A existência de poços de petróleo no fundo do mar e o uso de super-petroleiros (por ocasião de suas lavagens), para o transporte desse produto têm dado origem a acidentes que espalham grandes quantidades de petróleo pelo mar, isso acaba causando a morte de grandes quantidades de plantas, peixes e aves marinhas. O óleo forma na superfície da água uma película impermeabilizante que impede a troca de oxigênio e gás carbônico entre a água e a atmosfera, o que provoca a asfixia dos animais e impede a realização da fotossíntese por parte dos vegetais do plâncton.
        O litoral brasileiro vem sendo constantemente agredido pelo homem nos últimos anos. Um dos maiores problemas é a poluição pelo derramamento de petróleo a partir de navios petroleiros ou devido a acidente com estes navios ou com oleodutos litorâneos. Os litorais de São Paulo e Rio de Janeiro são os mais agredidos por esse tipo de poluição, dada a grande concentração demográfica e industrial nestes estados, exigindo-se grandes desembarques de petróleo nesta área. O vazamento de petróleo no mar implica no aparecimento da chamada "maré negra", que mata os peixes de toda a região poluída e escurece toda a areia da praia afetada.

Compostos inorgânicos e minerais.

       O descarte desses compostos pode acarretar variações danosas na acidez, na alcalinidade, na salinidade e na toxicidade das águas. Uma classe particularmente perigosa desses compostos são os metais pesados (Pb, Cd, Hg, etc.).

Início da página                     Voltar