botao inicio - para substituir logotipo                                       portugues   english                              canaiswebmailbusca

VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro

Será realizado de 09 a 13/09/19 o VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro "Cidades e rios na história do Brasil: Rio Paraíba do Sul". Trata-se de um evento multidisciplinar, internacional e itinerante que vem sendo realizado desde 2004, contando sempre com a participação de pesquisadores da Université de La Rochelle e Universidade Estadual de Goiás, idealizadores do Seminário. O objetivo é entender o surgimento, no tempo e no espaço, das cidades brasileiras, suas relações com o ambiente, e o papel histórico dos rios e das vias de comunicação naturais, na estruturação das redes urbanas regionais e nacionais.

O VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro “Cidades e Rios na História do Brasil: rio Paraíba do Sul”  tem como sede principal a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com a participação de outras instituições de ensino e pesquisa e de interesse histórico e cultural da cidade.

O rio Paraíba do Sul é o mais importante rio do estado do Rio de Janeiro. A escolha do seu baixo curso, entre a foz, em São João da Barra e São Fidélis (aproximadamente 90 km de extensão), para realização do VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro, se deu pelo seu papel fundamental na formação das cidades e da rede urbana da região Norte Fluminense.

Veja a programação aqui.