botao inicio - para substituir logotipo                                       portugues   english                              canaiswebmailbusca

Redes de inovação

Doutorando da UENF fica seis meses em Lisboa para complementar estudo sobre Bacia de Campos

Desde 01/02/13 em Portugal, o doutorando Edson Terra Azevedo Filho, do Programa de Sociologia Política da UENF, realiza seu doutorado-sanduíche no Instituto Universitário de Lisboa, por meio do programa “Ciência sem Fronteiras”, do governo federal. Ele fica durante seis meses, até 31/07, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE/IUL).

O doutorando está desenvolvendo sua pesquisa mais especificamente no Dinâmia'CET,  centro ligado ao Departamento de Sociologia e Políticas Públicas. Neste departamento são desenvolvidos estudos sobre processos de mudança socioeconômica e do território.

Edson estuda redes de inovação no setor de petróleo e gás da Bacia de Campos, e a instituição portuguesa desenvolve pesquisas multidisciplinares baseadas na Sociologia da Inovação.

- Além disso, há neste centro importantes grupos de pesquisa que aplicam a metodologia que utilizarei em minha tese de doutorado, que é a prospectiva estratégica. Esta metodologia, apesar de ter sido desenvolvida na França, tem como importantes expoentes Portugal e Espanha – diz o doutorando da UENF.

Esta não é a primeira experiência de Edson no exterior. Ele já fez parte de um curso de 15 dias na University of San Diego, na Califórnia. Ao entrar na UENF, o doutorando já sabia das oportunidades de intercâmbio, mas não tinha muitas expectativas.

- Recebi o estímulo e as primeiras recomendações do meu orientador para que abraçasse essa oportunidade.  Realmente me sinto muito agraciado por ter conseguido esta bolsa. A experiência já está me proporcionando um enorme crescimento profissional e pessoal – afirma Edson.

O estudante recebe bolsa referente ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior do “Ciência sem Fronteiras”, que engloba auxílio para aquisição de passagens, bolsa de estudos, auxílio-instalação, auxílio para aquisição de seguro-saúde, entre outros. Edson optou por alugar um quarto em uma casa de família, algo muito comum na Europa.

Seu plano para depois do intercâmbio é voltar ao Brasil e defender o mais breve possível sua tese de doutorado, orientada pelo professor Manuel Antonio Molina.