botao inicio - para substituir logotipo                                       portugues   english                              canaiswebmailbusca

Petróleo: número um no Brasil

Curso pioneiro no Brasil obtém segunda melhor pontuação no Enade e primeira no CPC contínuo; Ciências Sociais também tem nota máxima

O curso de Engenharia do Petróleo da UENF obteve a segunda melhor média do Brasil no Enade 2011, cujos resultados foram divulgados semana passada pelo MEC. Numa escala de zero a cinco, a UENF ficou na faixa 5. No Conceito Preliminar de Curso (CPC), que leva em conta a nota Enade e indicadores como infraestrutura, organização didático-pedagógica e corpo docente, a Engenharia do Petróleo da UENF obteve a melhor pontuação do Brasil — CPC contínuo igual a 4,1835. Bem avaliado, o curso é também o primeiro implantado no Brasil, já em 1993.

Também os concluintes de Ciências Sociais obtiveram conceito máximo (5) no Enade, obtendo o nono melhor desempenho do país na área. Considerando o indicador mais abrangente (CPC), a carreira de Ciências Sociais da UENF aparece como a sétima no país, com CPC contínuo 3,9370.

Outros dez cursos da UENF foram avaliados com base no Enade 2011 e nas condições de oferta oferecidas pela instituição. Na escala de 1 a 5, todos receberam CPC 4: Biologia (licenciatura, presencial e semipresencial), Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Física (licenciatura), Matemática (licenciatura), Pedagogia (licenciatura) e Química (licenciatura).

Os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia não foram avaliados em 2011/2012. Na rodada anterior de avaliação, também obtiveram CPC igual a 4. Já o curso de Administração Pública, implantado em 2012, ainda não tem parâmetro de avaliação Enade/CPC por não ter alunos concluintes.

O MEC também divulgou os números do IGC (Índice Geral de Cursos), que avalia as instituições em seu conjunto, a partir da ponderação dos conceitos atribuídos aos cursos de graduação (CPC) e de pós-graduação (conceito Capes). No cômputo geral, a UENF figura em primeiro lugar no Rio de Janeiro e em 11º dentre todas as universidades brasileiras.

Confira a tabela do IGC e outras informações do MEC.