botao inicio - para substituir logotipo                                       portugues   english                              canaiswebmailbusca

Galeria de ex-reitores da UENF

Conheça os cientistas que lideraram a trajetória da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) desde seus primeiros passos, em 1993.

Wanderley de SouzaWanderley de SouzaPrimeiro reitor da UENF, no período de 16/08/93 a 08/02/95, Wanderley de Souza é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e bolsista de produtividade em pesquisa Nível 1A do CNPq. Foi secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro em duas ocasiões (1999-2002 e 2004-2006) e secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia de janeiro 2003 a dezembro 2004. Recebeu pelo menos 15 prêmios ou títulos nacionais ou internacionais entre 1980 e 2008, incluindo o prêmio Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, conferida pelo presidente da República do Brasil. Como primeiro reitor da UENF, foi protagonista dos primeiros passos da Universidade, ao lado de Darcy Ribeiro e outros nomes consagrados da ciência brasileira.


 

Eugênio LernerEugênio LernerContemporâneo do professor César Lattes no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na década de 1950, Eugênio Lerner construiu uma sólida carreira acadêmica. Foi professor titular do Instituto de Física da UFRJ, secretário-geral e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. À frente da UENF, entre 09/02/95 e 22/04/97, Lerner foi um dos precursores do movimento de aproximação entre a Universidade e a sociedade, tendo feito muitos amigos em Campos e região. Faleceu aos 23/05/99.


 

Pedro CarajilescovPedro CarajilescovDoutor em Engenharia Nuclear pelo Massachusetts Institute of Technology (1975), Pedro Carajilescov tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Tecnologia dos Reatores. Atua principalmente em Termo-hidráulica de reatores, Modelos de turbulência, Anemometria a laser e Projeto térmico de reatores rápidos. Foi reitor pro-tempore da UENF de 22/04/97 a 01/01/99, período em que se deu a realização do primeiro concurso público para o quadro técnico permanente da UENF.

 


 

 Adilson GonçalvesAdilson GonçalvesAdilson Gonçalves é matemático, com ênfase em Álgebra, e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Reitor pro-tempore entre 01/01/99 e 05/07/99, sua passagem foi curta mas deixou marcas. Entre elas, preparou a primeira eleição direta para reitor e diretores de Centro da UENF.

 


 

Salassier BernardoSalassier BernardoSalassier Bernardo foi professor titular da UENF de 1993, ano de fundação da Universidade, até 2010, quando se aposentou. Seus trabalhos são referência na aérea de irrigação, tendo recebido a Medalha do Mérito da Irrigação, conferida pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), em 1986. Foi o primeiro reitor da UENF eleito pelo voto direto da comunidade universitária, em 1999. Foi durante sua gestão (06/07/99 a 30/06/03) que a comunidade universitária conquistou a autonomia administrativa e patrimonial frente à antiga fundação mantenedora.

 


 

Raimundo Braz FilhoRaimundo Braz FilhoRaimundo Braz Filho é professor emérito da UENF e da UFRRJ, pesquisador visitante emérito da Faperj, professor Honoris causa da UFC, comendador do Mérito Científico Nacional, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Cientista do Nosso Estado - BBP/FAPERJ, Pesquisador de Produtividade Sênior do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais. Durante o período em que foi reitor (30/06/03 a 29/06/07), a UENF experimentou processo de institucionalização de regras internas e movimento de aproximação com a comunidade local, suas lideranças e principais atores.


 

 Almy Junior Cordeiro de CarvalhoAlmy Junior Cordeiro de CarvalhoAlmy Junior Cordeiro de Carvalho reitor entre junho de 2007 e junho de 2011, nasceu no distrito de São João do Sobrado, município de Pinheiro, estado do Espírito Santo, em 10 de novembro de 1967. É Técnico em Agropecuária (Ifes, 1984), Engenheiro Agrônomo (Ufes, 1990), Mestre em Fitotecnia (Ufla,1993) e Doutor em Produção Vegetal (UENF, 1998).

Atualmente é Professor Titular na UENF, aonde chegou em 1993 como doutorando e, além de ocupar o cargo de reitor, foi pró-reitor, coordenador de curso,

chefe de laboratório, presidiu congressos de âmbito nacional e participou de diversas comissões de implantação de projetos/programas na construção da Universidade. Ganhou, por três vezes seguidas, o prêmio Cientista Jovem do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é Cientista do Nosso Estado (Faperj). Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq desde 2002. Durante sua gestão como reitor, a UENF foi três vezes apontada pelo MEC como uma das 15 melhores universidades brasileiras e recebeu pela segunda vez, do CNPq, o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica (já conferido em 2003). Também foi agraciada com o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, concedido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Neste período a Universidade passou por melhorias significativas na infraestrutura física, nos programas de extensão, pela regulamentação de um novo plano de cargos e vencimentos e pela ampliação da interação com a comunidade regional, notadamente no movimento pela expansão para o noroeste do estado do Rio de Janeiro. Atualmente é presidente da Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF). Atua nas áreas de Fruticultura e Nutrição Mineral de Plantas.