botao inicio - para substituir logotipo                                       portugues   english                              canaiswebmailbusca

Eleições para reitor e vice-reitor da UENF - Gestão 2020-2023

selo eleicoes01-menor

Calendário do 2º turno das Eleições para Reitor e Vice-Reitor da UENF Gestão 2020-2023

12/09/19, quinta-feira, de 17h30 às 19h: Debate da Comissão Eleitoral
Local: Centro de Convenções

Veja as regras do debate aqui.

13/09/19, sexta-feira, às 10h: Cerimônia de lacre das urnas em presença de um fiscal de cada chapa. Serão lacradas todas as urnas que serão usadas nos dois dias de votação, a saber, 11 urnas dos polos (sábado, 14/09), 5 do campus Leonel Brizola e 3 do campus de Macaé (terça-feira, 17/09).
Total: 19 urnas
Local: Sala de Videoconferências da Reitoria.

13/09/19, sexta feira, 20h: Encerramento da Campanha. Os candidatos não mais se pronunciarão.

14/09/19, sábado, de 10h às 14h: Eleição nos 11 polos Cederj.

Assim que a última urna chegar à Sala de Videoconferências por volta das 20h30 do sábado, 14/09/19, os fiscais de chapa acompanharão o isolamento das urnas em sala que será lacrada.

17/09, terça-feira, de 9h às 20h: Eleição no campus Leonel Brizola.
Campus Macaé: de 9h às 16h.

Deverá ser respeitado o limite de 50 metros dos locais de votação para “boca de urna”.

17/09, terça-feira, a partir das 21h: Apuração dos votos na presença de dois fiscais de cada chapa.

Raul e Carlão disputam o 2º turno das eleições

O 2º turno das eleições para a escolha do reitor e vice-reitor da UENF será disputado pelas chapas 10 e 11, formadas, respectivamente, pelos professores Raul Ernesto Lopez Palacio/Rosana Rogrigues e Carlos Eduardo de Rezende (Professor Carlão)/Juraci Aparecido Sampaio. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira, 04/09/19, pela Comissão Eleitoral, após a análise dos critérios de desempate, uma vez que, na votação realizada ontem, as chapas 11 e 12 ficaram empatadas em 2º lugar.

Segundo o artigo 349 do Regimento Interno da UENF, “nas eleições e processos de escolha ou indicação de que, como candidatos, participarem membros do corpo docente, sempre que houver empate, será considerado eleito, entre os de maior titulação, o mais antigo no exercício do magistério na UENF e, no caso de persistir o empate, o mais idoso”.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Sérgio Arruda, explicou que os dois candidatos a reitor que ficaram empatados no 2º lugar — Carlos Eduardo de Rezende e Enrique Medina-Acosta — também empataram nos critérios de titulação (ambos são doutores) e tempo de exercício do magistério (ambos ingressaram no cargo de professor da UENF em 03 de maio de 1999). No entanto, no critério “mais idoso”, o candidato Carlos Eduardo de Rezende saiu na frente, pois sua idade é 11 meses maior do que a de Enrique Medina-Acosta. Veja aqui a Ata da reunião que definiu o resultado do 1º turno das eleições.

A Comissão prorrogou por um dia o prazo para interposição de recursos, que, segundo a Resolução 01/2019, deveria terminar às 18h de hoje. Com o novo prazo, os recursos referentes à votação do 1º turno deverão ser entregues no Protocolo da Reitoria até as 18h de amanhã, 05/09/19. A Comissão deverá analisar os recursos num prazo de 24 horas. Cabe ainda recurso das decisões da Comissão Eleitoral ao Conselho Universitário da UENF (CONSUNI).

O 2º turno das eleições para reitor e vice-reitor da UENF será realizado nos dias 14/09/19, nos polos Cederj, e 17/09/19, nos campi de Macaé e Campos dos Goytacazes.

No 1º turno, a chapa 10 ficou com 41,70% dos votos, enquanto as demais chapas (11 e 12) empataram, com o percentual de 28,52% cada uma. A eleição teve um total de 1868 votos válidos, sendo 250 votos de docentes, 405 votos de técnicos e 1213 de discentes. Foram contabilizados 10 votos brancos e 26 votos nulos.

Veja a reportagem completa no Informativo da UENF.

Resultado leva a 2º turno

Segunda Nota Pública aos candidatos e eleitores

Nota Pública aos candidatos e eleitores

Informe sobre as Eleições