Criada em 2003, a Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro teve seu vigor renovado em 2012, com a formação do Conselho Editorial responsável pelo processo de elaboração do Regimento Interno da EdUENF, sob a condução do Prof. Sérgio Arruda de Moura, então o editor-chefe. Aquele documento, que vale como a verdadeira certidão de nascimento da editora, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico da UENF em 6 de setembro de 2013 e publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 18 de março de 2014. O Regimento Interno reza que a EdUENF “tem por finalidade promover obras de natureza acadêmica, apoiando o ensino, a pesquisa e a extensão da universidade, norteada pelo critério de qualidade, em consonância com o Regimento e o Estatuto da UENF” (D.O.R.J 18/03/14, p.23). A editora se propõe a direcionar suas atividades para obras de conteúdo didático, científico, artístico, filosófico e de divulgação cultural e extensionista. Até o momento, cerca de 45 publicações levam o ISBN da EdUENF.

Em 8 de janeiro de 2016, o Magnífico Reitor da UENF Luís Cézar Passoni, designou o Prof. Dr. Leonardo Rogério Miguel para exercer o cargo de editor-chefe (D.O.R.J, 14/01/2016, p.12). Em 18 de janeiro de 2023, o Magnífico Reitor Raul Palácio designou, como editora-chefe, a Profa. Da. Kátia Valevski Sales Fernandes (D.O.R.J., 25/01/2023, p. 28). Os demais membros do atual Conselho Editorial são:

Profa. Dra.. Maura Cunha (Centro de Biociências e Biotecnologia)

Prof. Dr. Sérgio Arruda de Moura (Centro de Ciências do Homem)

Profa. Dra.. Cláudia Lopes Prins (Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias)

Prof. Dr. Roberto Trindade F. Júnior (Centro de Ciência e Tecnológica)

TNS Ana Bianca Rocha Miranda (representante dos Servidores Técnico-Administrativos)

Não obstante as severas e restritivas condições orçamentárias que sofre, a EdUENF procura atuar, ainda que modestamente, no cumprimento da tarefa de difundir conhecimentos produzidos em seu meio acadêmico-científico. A EdUENF se centra na dinâmica interlocutiva típica da Universidade enquanto um dos instrumentos de apoio à sua atividade-fim, que é formar profissionais de alto nível, não apenas em termos técnico-científicos, como também humanísticos e culturais. Esta atividade se desdobra em três: no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. A unidade entre as três atividades, ou missões, consiste no próprio espírito da Universidade, a tríade fundamental da vida acadêmica.