15/05/19

Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 15 de maio de 2019 – nº 3.893

UENF participa do I Ciência na Rua

A UENF participou na tarde de ontem, 14/05/19, do I Ciência na Rua, evento organizado pelas três instituições públicas de ensino superior de Campos (UENF, IFF e UFF). Segundo os organizadores, o evento foi um ato de resistência contra o corte de 30% nas verbas das universidades anunciado pelo Ministério da Educação.

Um dos participantes foi Pedro Ariston,do 7º período de Licenciatura em Física, que atua como bolsista de Iniciação Científica no projeto “Caracterização térmica do alginato de sódio”. Orientado pelo professor André Guimarães, do Laboratório de Ciências Fìsicas da UENF (LCFIS), o projeto tem por objetivo entender o comportamento térmico do alginato de sódio, um composto de alga marinha com múltiplas finalidades.

“O alginato de sódio é muito utilizado na indústria para recobrir frutos e fazer com que eles degradem menos, em curativos, remédios etc”, disse Ariston, lembrando que  o projeto de pesquisa tem a parceria com a professora Nádia Pereira, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos da UENF (LTA).

Outro que levou sua pesquisa para a Praça foi Filipi Guimarães, aluno de Licenciatura em Química da UENF, cuja pesquisa é voltada para os pássaros de pequeno porte. Ele explicou que o objetivo da pesquisa, orientada pela professora Cibele Almeida, do Laboratório de Ciências Químicas da UENF (LCQUI), é saber se as rações existentes no mercado para os pássaros de pequeno porte, como periquitos e calopsitas, estão cumprindo seu papel nutricional.

“O mercado de rações extrusadas tem crescido muito. Temos visto uma variação muito grande, porém, entre a composição mineral de cada uma delas. Então tivemos a ideia de analisar os efeitos dessas rações nos passarinhos”, disse Filipi. Segundo ele, estão sendo analisados os efeitos de 31 amostras comerciais de rações. O estudo se insere no Grupo de Pesquisa em Espectroanalítica e Quimiometria do LCQUIS.

Caíque Barcelos da Silva, aluno de licenciatura em Biologia, participou do estande do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA), onde foram expostas pesquisas sobre Ecologia de Abelhas e Polinização.” O LCA trabalha com vários tipos de abelhas. Hoje trouxemos um mostruário de insetos que a gente coletou em Campos e região, bem como em outros estados. Estamos mostrando aqui um pouco do que a gente faz no laboratório”, disse. As pesquisas são coordenadas pela professora Cristina Gaglianone.

O evento contou com a participação de alunos e estudantes das três instituições, que levaram para a Praça São Salvador seus projetos de pesquisa, numa tentativa de mostrar à população a importância da ciência para a sociedade.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra