10/05/19

Campos dos Goytacazes, sexta-feira, 10 de maio de 2019 – nº 3.892

Pós-Graduação em Clima, Água e Energia será lançada hoje em Macaé

Acontece na noite desta sexta-feira, 10/05/2019, no Campus da UENF em Macaé, o lançamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de especialização em Clima, Água e Energia. O curso é formado através da parceria entre o Laboratório de Meteorologia (LAMET) da UENF e o Campus Prof. Aluísio Teixeira (Macaé) da UFRJ e será ministrado de forma presencial nas instalações do LAMET e do Campus Macaé/UFRJ.

Seu principal objetivo será o de oferecer aos engenheiros e outros profissionais ligados às ciências da Terra, oriundos da região de Macaé e municípios próximos, uma visão técnica e integrada sobre Clima, Água e Energia, através de conhecimento teórico e prático e de ferramentas que possam capacitá-los para maior compreensão dos desafios cotidianos e que possam auxiliá-los nas tomadas de decisão em relação às questões relacionadas com essa temática.

Coordenado pela professora Maria Gertrudes Alvarez Justi, o curso inicia suas aulas em maio e termina as atividades didáticas em sala de aula até setembro de 2019.

Maior festival de ciência do mundo acontece em Campos

O Pint of Science é realizado no município de Campos pela segunda vez; 85 cidades brasileiras promoverão conhecimento em bares.

De 20 a 22 deste mês, cidades do mundo inteiro promovem o Pint of Science, evento que surgiu em Londres, em 2013, trazendo palestras e pesquisas científicas em bares. Em Campos, dois bares na Avenida Pelinca, Antônio e Sagritos, além do Armazém Gastropub na Avenida Arthur Bernardes, irão abrigar professores, pesquisadores e estudantes que participarão das palestras do Pint of Science.

Os temas foram organizados em nove mesas redondas de áreas distintas do conhecimento. Para quem não conhece produções e artigos científicos realizados nas universidades, esta é uma forma de apresentar ao grande público o que os pesquisadores realizam nas instituições de ensino superior e que tem aplicações no  dia a dia de todos.

O público tem acesso livre para as reuniões nos bares de Campos e em qualquer cidade onde o Pint of Science é realizado. O evento é gratuito. A expectativa para a segunda edição entre o público é grande, pois é uma maneira divertida e agregadora de se promover conhecimento.

O Pint of Science em Campos é realizado pela Uenf e tem apoio de diversas instituições de ensino como IFRJ, IFF, PUC-Rio, FMC, UFFRJ, entre outras, além do governo municipal. A equipe de trabalho reúne 15 voluntários que ajudam a realizar e divulgar o festival, além dos 19 mestres e doutores que se apresentarão nos bares da cidade com suas pesquisas científicas.

A programação completa das apresentações nas cidades brasileiras pode ser conferida no site do evento, bastando selecionar o local desejado.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra