09/05/19

LOGO-ASCOM-INFORMA-176-x-1821

Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 08 de maio de 2019

Nota da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação sobre recolhimento de bolsas CAPES

No dia de ontem (08/05), todas as Instituições de Ensino Superior do país foram surpreendidas com a informação oficial da CAPES (veja aqui o ofício) de que as bolsas não utilizadas no mês de abril de 2019, concedidas no âmbito dos Programas abaixo relacionados, foram recolhidas:

Programa Demanda Social (DS)
Programa de Excelência Acadêmica (PROEX)
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC)
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)
Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES)

É importante relatar que o SAC – Sistema de Acompanhamento de Concessões e o SCBA – Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios têm calendário de inclusão e exclusão de bolsas definido e divulgado pela Capes, e que, neste mês de maio os sistemas não foram abertos na data prevista, impedindo a inclusão (e exclusão) de estudantes. Somente hoje, dia 09/05, os sistemas foram abertos já com as bolsas recolhidas.

Ainda na data de hoje, está sendo realizada uma reunião do presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação com o presidente da CAPES e aguardamos notícias sobre essa grave questão.

A CAPES tem tido uma ação decisiva para o crescimento da pesquisa e da pós-graduação brasileira, tradicionalmente propiciando condições para a formação de quadros altamente qualificados para o desenvolvimento da ciência brasileira. Os cortes no orçamento dessa importantíssima agência de fomento ameaçam o futuro do país.

A nossa ProPPG está atenta aos acontecimentos e atuando junto a diversas associações, e a UENF lutará juntamente com outras instituições para reverter esse quadro.

Profa. Rosana Rodrigues
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra