04/04/19 – II

Campos dos Goytacazes, quinta-feira, 04 de abril de 2019 – nº 3.883

UENF recebe deputados da Comissão de C&T da Alerj

A UENF recebe nesta sexta-feira, 05/04/19, a visita de deputados que compõem a Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da Assebléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Às 9h, os deputados participam de reunião na Reitoria. Às 10h, será realizada uma visita ao Campus. E às 11h, haverá uma Conversa com a Comunidade Universitária no Anfiteatro 4 do Centro de Convenções. A Reitoria convida toda a comunidade universitária a participar.

Agrobiodiversidade do feijão discutida em Fórum na UENF

Foi aberto na manha desta quinta-feira, 04/04, o Fórum da Gestão Compartilhada da Agrobiodiversidade de Feijão-Comum do Estado do Rio de Janeiro. O evento visa mostrar os resultados das pesquisas realizada na UENF sobre a diversidade do feijão-comum no estado do Rio de Janeiro e apresentar proposta de gestão compartilhada das variedades de feijão-comum.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UENF, Luís Passoni; da representante da Emater-Rio, Vera Câmara; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF, Rosana Rodrigues; da assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Ana Bárbara Freitas; e do professor da UENF Antônio Gesualdi.

Após a abertura, os resultados da pesquisa foram apresentados pela pesquisadora Thâmara Figueiredo aos agricultores produtores de feijão presentes. O projeto de extensão, coordenado pela professora Rosana Rodrigues, do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da UENF, mapeou as variedades de feijão cultivadas no Estado e gerou um banco de sementes que ora são objeto de pesquisas na Universidade. Ao longo da pesquisa, foram percorridos 24 municípios, entrevistados 144 agricultores e recolhidas 269 amostras.

A programação ainda prevê apresentação do catálogo da diversidade de feijão-comum feito pelos pesquisadores e visita ao banco de sementes da UENF.

Rosana Rodrigues agradeceu a presença dos agricultores, dado o deslocamento de municípios longínquos, e frisou a importância de transmitir o conhecimento adquirido na pesquisa. “Sabemos como é complexa a vinda dos produtores de outros municípios. Temos planejado essa fórum há algum tempo e finalmente chegou o dia de retornar a vocês um pouco do conhecimento que nós pudemos aprender nesse período me que conduzimos o projeto”, disse.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra