19/03/19

LOGO-ASCOM-INFORMA-176-x-1821

Campos dos Goytacazes, terça feira, 19 de março de 2019

Coordenador do Profmat participa de reunião na Reitoria

Em visita à UENF desde ontem, o coordenador da Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Vanderlei Horita, participou de reunião na manhã de hoje, 19/03/19, na Reitoria, com a presença do reitor Luís Passoni; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosana Rodrigues; do diretor do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (CCT), Rodrigo Tavares Nogueira; do coordenador do Profmat/UENF, Oscar Paz; e do chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palacio.

— Apesar de todas as crises, tive uma boa impressão da UENF. Conversei ontem com alunos e professores do programa com o objetivo de colher opiniões e fiquei muito satisfeito — disse o coordenador, lembrando que o objetivo da visita é fazer um acompanhamento do programa, ouvindo todos os atores envolvidos. A avaliação do Programa deverá ser feita futuramente, com a criação de uma comissão interna.

Vanderlei Horita

Segundo Horita, existe uma grande distância entre a pesquisa e o ensino de matemática no Brasil, sendo um dos objetivos do Profmat suprir esta lacuna. Produzindo cerca de 2,35% dos artigos científicos publicados na área de matemática em todo o mundo, o Brasil foi promovido em 2018 ao Grupo V da União Internacional de Matemática (IMU), composto pela Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos,  França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. “Trata-se do grupo de elite da matemática mundial”. disse.

No entanto, o País ocupa a 65ª posição no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), exame realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que mede o nível educacional dos jovens. Segundo Horita, 70% dos alunos avaliados, na faixa de 15 a 16 anos, não alcançaram o nível básico da avaliação em matemática.

Criado em 2010, o Profmat tem por objetivo proporcionar formação em matemática aprofundada e relevante ao exercício da docência no ensino básico. O programa é semipresencial e abrange seis períodos letivos.  O ingresso é feito através do Exame Nacional de Acesso, elaborado pela Coordenação Nacional e executado pelas instituições associadas simultaneamente em todo o País. Para este ano, foram ofertadas 1833 vagas em 96 unidades acadêmicas de 75 instituições associadas, com um total de 13.549 inscritos.

No Estado do Rio de Janeiro, além da UENF, o Profmat é ofertado nas seguintes instituições: UFF, UFRJ, Uerj, UFRRJ, IMPA e PUC-RJ. Segundo o coordenador, uma peculiaridade contribui para a desistência de alguns candidatos: o mestrado possui um exame de qualificação no meio do curso. “Após cinco disciplinas básicas, o estudante é avaliado para poder passar para a segunda etapa através de um exame nacional”, disse. Atualmente, o Profmat possui 4.460 alunos regulares, tendo titulado 4.379.

Deputado Bruno Dauaire visita a UENF

O reitor da Uenf, Luis Passoni, e o chefe de gabinete, Raul Palacio, receberam na manhã de ontem, 18/03/19, o deputado estadual Bruno Dauaire, da base do governo, que deixou seu apoio aos pleitos da universidade e para a audiência pública da Comissão de Educação da Alerj, que acontecerá nesta quarta-feira(20) às 10h.

“Hoje estivemos aqui para colher essas demandas, recompor a frente parlamentar em defesa da UENF e, de pronto, marcar uma audiência pública para aproximar a universidade do governos estadual”, disse o deputado.

Informe da ASMAN: desligamento de energia

A ASMAN informa que na próxima segunda-feira, 25/03/19, de 08h às 12h, haverá desligamento de energia elétrica no Centro de Convenções e Hospital Veterinário, para manutenção corretiva da subestação.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra