05/10/18

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 05 de outubro de 2018 – Nº 3.839

UENF sobe 13 posições no Ranking Universitário Folha (RUF)

A UENF subiu 13 posições no Ranking Universitário Folha 2018 (RUF-2018) em relação ao ano passado, figurando em 43º lugar. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo Jornal Folha de São Paulo desde 2012, abrangendo as 196 instituições públicas e privadas de todo o País a partir de cinco indicadores: Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização e Inovação. Há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.

Entre os cursos da UENF melhor avaliados e que subiram no ranking, estão as graduações em Biologia, que aparece na 23ª posição (35ª em 2017), e em Agronomia, que ocupa o 28º lugar (40º em 2017).

No ranking das universidades, a UENF aparece em 26º lugar no Indicador Pesquisa, ocupando a 3ª posição em Publicação por Docente, em Recursos Captados e em Teses Defendidas e a 8ª posição em Número de Bolsistas PQ e em Citação por Docente. No Indicador Ensino, a UENF está em 48º lugar, ocupando o 1º lugar em Professores com Doutorado e Mestrado e em Professores com Dedicação Integral e Parcial. A UENF aparece em 18º lugar no Indicador Inovação, ocupando também o 18º lugar no quesito Artigos em Colaboração com Empresas.

O ranking dos cursos é feito a partir da avaliação anual de 40 cursos de universidades, centros universitários e faculdades com maior número de ingressantes no país (Censo do Ensino Superior 2015) com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha em dois aspectos (ensino e mercado). Já o ranking das universidades avalia anualmente as 196 universidades do país com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha em cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação).

As cinco melhores universidades no RUF-2018 são a USP, a UFRJ, a UFMG, a Unicamp e a UFRGS. Veja mais informações e o ranking completo aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .