27/09/18

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 27 de setembro de 2018 – Nº 3.837

UENF terá Simpósio de Saúde Mental em novembro

Será realizado de 27 a 30/11/18, no Centro de Convenções da UENF, o I Simpósio de Saúde Mental do Norte e Noroeste Fluminense. O Simpósio é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem e vai abordar as seguintes áreas temáticas: Saúde Mental, Psicologia, Psicanálise, Suicídio, Clínica, Saúde Mental na Universidade, Bioética, Medicalização e Luta Antimanicomial.
O prazo para envio de resumo de apresentação oral vai até 15/10/18. O resultado do Aceite de Resumos será divulgado em 29/10/18.
Veja a programação completa e mais informações aqui.

Setembro Amarelo: Grupo Black&Cia hoje na UENF

Foi realizada na noite de ontem, 26/09/18, a Roda de Conversa sobre o tema “Universidade: sobre a dor e a delícia de ser o que é”, no âmbito do projeto “Acolhimento, Escuta Clínica e Ações Preventivas: A Saúde Mental no Campus Universitário da UENF” — uma parceria Institucional UENF/UFF.

A atividade faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio. Ainda como parte do projeto, hoje às 15h haverá Oficinas com o Grupo Black&Cia, na quadra da Reitoria.

Antes, às 14h30, será firmada oficialmente a parceria entre a UENF e a UFF para a realização do projeto, com a presença da vice-reitora da UENF, Teresa Peixoto Faria; e do diretor do Institudo de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF/Campos, Roberto Rosendo, além dos coordenadores do projeto.

Formação de multiplidadores na prevenção de DST/AIDS

O Programa DST/AIDS/UENF deu início no último dia 21 às atividades do Projeto “Transformando vidas: formação de multiplicadores para a prevenção das DST/AIDS”, que tem por objetivo formar multiplicadores na área de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS. O projeto envolve, além da UENF, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude e o CDIP/Programa Municipal DST/AIDS, e tem a coordenação dos professores Leandro Garcia Pinho, Shirlena Campos de Souza Amaral e Bianka Pires André, além da assistente social Maria Helena Ribeiro de Barros Barbosa.

Pretende-se com a aprendizagem de diversas temáticas pautadas na vivência dos adolescentes e jovens implementar ações e/ou projetos que possibilitem, não somente a informação, mas a mudança de atitude de adolescentes, jovens e adultos, na adoção do sexo mais seguro em relação às DST, HIV e AIDS. O projeto busca implementar ações que possibilitem não somente a informação, mas a mudança de atitude de adolescentes, jovens e adultos, na adoção do sexo mais seguro.

As atividades são realizadas no Miniauditório do Centro de Ciências do Homem (CCH/UENF). A primeira capacitação ocorreu no dia 21/09/18 e abordou o tema “Desenvolvimento Psicossocial”. A próxima será nesta sexta, 28/09/18, a partir das 8h30, e vai abordar o tema “Gênero, Diversidade Sexual, Raça e Etnia”. O palestrante será Paulo Freitas Júnior, assistente social da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campos do Goytacazes; e Rafael França Gonçalves dos Santos, sociólogo e professor da SMEC e SEEDUC. Os próximos encontros ocorrerão nos dias 05/10/18 e 09/11/18.

Veja aqui mais informações, bem como a programação completa.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .