19/09/18

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 19 de setembro de 2018 – Nº 3.835

Exposição Fotográfica Itinerante Prêmio Pierre Verger

A UENF vai receber a partir desta quarta-feira (19/09/2018) a Exposição Fotográfica Itinerante Prêmio Pierre Verger- Edição 2016. A abertura oficial será às 18h no espaço Sala de Vidro, no CCH. Promovida pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a exibição se despede da UENF no dia 18/10/2018.

A mostra das fotografias será feita pela Unidade Experimental de Som e Imagem (UESI), braço de pesquisa e experimentação dedicado à investigação acadêmica e produção audiovisual junto ao Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA-CCH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS-CCH) da UENF.

O prêmio

Quando o antropólogo e fotógrafo Pierre Verger fazia sua passagem desta vida, em 1996, nascia o Prêmio criado pela Associação Brasileira de Antropologia, em reconhecimento ao seu legado nos campos da imagem, etnologia e religiões de matriz africana. O Prêmio Pierre Verger, realizado bianualmente dentre as atividades da Reunião Brasileira de Antropologia, dedicou suas primeiras edições ao filme etnográfico, tendo incorporado, em 2002, a categoria de ensaios fotográficos. Consagrado como um dos pilares da Antropologia Visual brasileira, este Congresso tem drenado e vitalizado uma rede de pesquisadores, núcleos e laboratórios, que se proliferam pelas instituições acadêmicas do país. As obras destacadas por um júri especializado romperam os limites temporais e espaciais deste evento científico em 2012, para atingir novos públicos e interlocutores, através de sua itinerância por várias regiões do Brasil.

Royalties: Simpósio sexta e sábado na UENF

Pauta articula controle social, rendas petrolíferas e impactos socioambientais da cadeia do petróleo e gás

Pesquisadores e cidadãos engajados em projetos de educação ambiental vinculados ao licenciamento de atividades de petróleo e gás na Bacia de Campos participam nesta sexta e sábado (21 e 22/09/18), no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da UENF, do Simpósio Temático “Controle Social, Rendas Petrolíferas e Impactos Socioambientais”. O evento integra o projeto “Territórios do Petróleo: Royalties e Vigília Cidadã na Bacia de Campos”, desenvolvido pela UENF e Petrobras como medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.

A atividade envolverá tanto a interlocução entre especialistas quanto a apresentação das atividades efetuadas pelos cidadãos reunidos em dez Núcleos de Vigília Cidadã (NVC) municipais. Os Núcleos estão implantados nos dez municípios confrontantes com a produção petrolífera no trecho fluminense da Bacia de Campos: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e São João da Barra. São grupos de até 20 pessoas pertencentes aos segmentos sociais mais impactados pela atividade petrolífera na região, segundo o Diagnóstico Participativo do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC), concluído em 2012.

Presenças – Na sexta (21/09), a partir das 10h30, o Painel de Debate “Rendas petrolíferas, controle social e impactos socioambientais” reunirá três especialistas convidados: Paula Nazareth (pesquisadora e analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro), Antenora Siqueira (coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense, UFF) e Nilo Azevedo (professor associado do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas do CCH/UENF). Com eles estarão três pesquisadores atuantes no projeto “Territórios do Petróleo”: Gustavo Smiderle, Joseane de Souza e Roberto Dutra, todos do CCH/UENF.

No sábado (22/09), a partir das 9h, haverá exposição devolutiva das pesquisas em desenvolvimento no âmbito do projeto, com participação de três debatedores convidados: José Silva Quintas (autor de referência no licenciamento ambiental de petróleo e gás no Brasil), Rodrigo Serra (especialista em rendas petrolíferas, atuando no Ministério Público do Rio de Janeiro) e Nilo Azevedo (professor do CCH/UENF).

Às 14h30 começa a exposição “Conquistas e desafios NVC”, protagonizada pelos cidadãos participantes dos dez Núcleos de Vigília Cidadã, seguida de debate.

A programação completa está disponível aqui.

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Marco Antônio Moreira