17/09/18

Academia Brasileira de Ciências diploma novos membros

Professor Thiago Venâncio, da UENF, é um dos novos membros afiliados da ABC

O professor Thiago Venâncio apresentou suas pesquisas na ABC

“Fazer ciência de qualidade neste momento é um ato de resistência heroica”. Com estas palavras, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, fez a diplomação dos novos membros da entidade, entre eles o professor da UENF Thiago Motta Venâncio, na tarde da última sexta-feira, 14/09/18, na sede da ABC no Rio de Janeiro. Os pesquisadores passarão a compor, por um período de cinco anos (2018-2022), o quadro de membros afiliados da ABC.

“Esse é um momento de muita alegria, mas também de muita luta. Temos que nos esforçar para continuar mantendo esta estrutura de pesquisa viva até que essa crise passe”, disse Thiago, ao falar em nome dos demais diplomados: Leandro Miranda (UFRJ), Miguel Campista (UFRJ), Robert Morris (IMPA) e Ulisses Barres de Almeida (CBPF).

A abertura do evento, às 9h, contou com a presença do reitor da UENF, Luís Passoni; do reitor da UFRJ, Roberto Leher; do presidente da ABC, Luiz Davidovich; e da professora Yvonne Maggie. Em seguida, os novos membros da ABC proferiram palestras relatando suas pesquisas.

O reitor da UENF declarou o orgulho e alegria da comunidade universitária com a eleição do novo membro Thiago Venancio, professor da instituição. “A UENF completa 25 anos em 2018 e tem uma tradição de ter em seus quadros o maior número de doutores com dedicação exclusiva”, apontou. Luis Passoni acrescentou que, nesta fase de difícil sobrevivência das universidades públicas, uma ocasião como essa faz ver que estão no caminho certo.

O reitor Luís Passoni, da UENF, prestigiou o evento (à esquerda).

Thiago Venâncio abordou o tema “Evolução de genes essenciais em bactérias e fungos”. Segundo ele, a pesquisa começou ainda em seu pós-doutorado. Ele relembrou o início da carreira científica: “Sou nascido e criado em Campos, comecei minha vida acadêmica na UENF com o saudoso professor Xavier Filho”.

O presidente da ABC proferiu palestra sobre o tema “Desafios para a ciência brasileira”. Ele iniciou fazendo um rápido histórico da ciência brasileira. Segundo Davidovich, o Brasil teve um desenvolvimento tardio da ciência, ocorrido só após a vinda da família real para o país. Ele lembrou que as primeiras universidades brasileiras só surgiram no início do século XX. “Comparem com a data de fundação das Universidades de Bologna (1808), San Marcos (1551), Córdoba (1613) e Harvard (1636)”, disse.

Segundo Davidovich, a ABC surgiu nessa etapa de criação das primeiras universidades, em 1916, a partir da iniciativa dos cientistas Oswaldo Cruz, Henrique Morize, Roquette-Pinto e Juliano Moreira. Da ABC originaram-se o CNPq, a Capes, a Finep e a SBPC. “A ABC teve um papel importante na institucionalização da ciência brasileira”, afirmou.

Veja mais informações aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .