13/09/18

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 13 de setembro de 2018 – Nº 3.833

Professor Thiago Venâncio toma posse na ABC nesta sexta

Simpósio e Diplomação dos novos membros da Academia Brasileira de Ciências téra a presença do reitor Luis Passoni

O professor Thiago Motta Venâncio, do Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (LQFPP/CBB), toma posse nesta sexta-feira, 14/09/18, na Academia Brasileira de Ciências (ABC). Thiago participa, ao lado dos novos cientistas afiliados da ABC, do Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Regional Rio de Janeiro | 2018-2022. O reitor da UENF, Luís Passoni, participa da mesa de abertura, ao lado do presidente da ABC, Luiz Davidovich; da vice-presidente Regional Rio de Janeiro da ABC, Lucia Mendonça Previato; e do reitor da UFRJ, Roberto Leher.

O objetivo do Simpósio é apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores que passarão a compor, por um período de cinco anos (2018-2022) o quadro de membros afiliados da ABC. Além de Thiago Motta Venâncio, passarão a compor o quadro de membros da ABC os professores Leandro Miranda (UFRJ), Miguel Campista (UFRJ), Robert Morris (IMPA) e Ulisses Barres de Almeida (CBPF). O professor da UENF fala às 13h30 sobre o tema “Evolução de genes essenciais em bactérias e fungos”.

Vinculado ao Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos (LQFPP) da UENF, Thiago é professor associado da UENF desde 2010. Mas sua estada na UENF começou em 1998, quando ingressou na Universidade como aluno de Graduação em Ciências Biológicas, curso no qual se formou em 2001. Em seguida, Thiago cursou o mestrado em Biociências e Biotecnologia da UENF, concluído em 2004. Já o doutorado, na área de Bioinformática, foi feito na Universidade de São Paulo, tendo sido concluído em 2008.

– Considero importantíssima esta escolha para a UENF, em particular porque fui aluno de graduação e mestrado da UENF entre os anos de 1998 e 2004. A UENF me preparou, assim como vem preparando muitos outros, para os desafios da vida profissional, tanto no meio acadêmico quanto fora dele. Ser membro da ABC constituirá uma ótima oportunidade de representação da UENF e da nossa região nesta prestigiosa entidade; uma chance de expor nossas virtudes e dificuldades diante dos graves problemas que temos sofrido nos últimos anos – afirma.

Veja aqui a programação.

Veja mais informações aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .