03/09/18

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 03 de setembro de 2018 – Nº 3.831

Abruem envia carta aos presidenciáveis

No documento, a Associação convida os candidatos a firmarem compromisso público para reverter cortes orçamentários

Em carta enviada na última quinta-feira, 30/08/18, aos candidatos a presidente da República, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) convida os presidenciáveis a firmarem um compromisso público perante a nação para reverter a política de cortes orçamentários em educação superior, ciência, tecnologia e inovação, bem como criar um programa estruturado de coparticipação da União no financiamento das universidades públicas estaduais e municipais. A Abruem se coloca à disposição dos presidenciáveis, caso sejam eleitos, para colaborar na elaboração de tal programa.

Lembrando que a Educação Superior é obrigação constitucional da União, a Abruem afirma que ela pode ser desenvolvida em regime de colaboração com os Estados e Municípios. “Ocorre que essa colaboração tem se dado, ao longo dos anos, fundamentalmente como via de mão única, quando se trata do financiamento dessa oferta por diferentes entes federativos. Os Estados e os Municípios que criaram Instituições de Educação Superior para fazer frente à ausência de instituições federais em diferentes regiões precisam financiar exclusivamente a oferta dessa modalidade de ensino — destacadamente o ensino de graduação, maior lacuna do Estado brasileiro —, sem a contrapartida do Governo Federal”, diz a carta.

Assinada pelo reitor da Universidade Estadual de Goiás, Haroldo Reimer, presidente da Abruem, a carta afirma que “o investimento em educação, ciência, tecnologia e inovação tem se revelado como a melhor estratégia de desenvolvimento adotada por diferentes países, notadamente os que já alcançaram elevado estágio de desenvolvimento, e isso não poderá ser diferente com o Brasil”. É necessária, segundo a Abruem, “uma clara política de investimentos nesse campo, que é condição indispensável para a produção de riquezas, minimizando as desigualdades sociais e construindo condições para ampliação da soberania do País, ingressando no rol das nações que produzem riqueza por intermédio da ciência, da tecnologia e da inovação”.

Criada em 1991, a Abruem atua diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 46 universidades associadas, entre as quais a UENF.

Veja a íntegra da carta aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .