27/08/18

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 27 de agosto de 2018 – Nº 3.830

Lançamento da página institucional da Casa de Cultura Villa Maria

A Casa de Cultura Villa Maria, da UENF, divulga o lançamento de sua página na internet, em que está disponibilizando o seu acervo fonográfico: http://villamaria.uenf.br. A página vem a se somar a mais uma das novidades e ações voltadas à UENF (discentes, docentes e servidores) e ao público em geral. O lançamento é parte das comemorações pelos 25 anos da Casa de Cultura e 100 anos da Villa Maria, ao mesmo tempo que integra as comemorações pelos 25 anos da UENF.

A criação e a manutenção da página se devem a dois projetos em execução: o projeto de pesquisa/Faperj “Produção de catálogo digital e disponibilização de registros sonoros: divulgação do acervo musical da Fonoteca da Casa de Cultura Villa Maria/UENF”, coordenado pela professora Simonne Teixeira, que conta com 4 bolsistas IC/CNPq e um bolsista Faperj TCT; e o projeto de extensão “Produção e disponibilização de registros sonoros na divulgação do acervo documental fonográfico da Casa de Cultura Villa Maria”, coordenado pelo professor Carlos Eduardo Novo Gatts (CCT/LCIFIS).

Segundo a diretora da Villa Maria, Simonne Teixeira, os projetos buscam atuar, no âmbito da pesquisa e da extensão, junto ao acervo fonográfico da CCVM, buscando não apenas reconstituir a história de constituição do acervo, mas também a história do disco e da fonografia e a cena cultural campista.

“Entendemos que este acervo constitui um importante patrimônio musical, que deve estar disponível não apenas ao pesquisador, mas ao público interessado. Esta proposta pretende dar visibilidade a este conjunto documental, favorecendo às pesquisas no campo acadêmico e artístico relacionado à música e à indústria fonográfica, mas também a fruição sensorial dos registros sonoros”, afirma Simonne.

O acervo está formado por 205.752 fonogramas, em diferentes suportes (discos de acetato e vinil, fitas K7, fitas dat, entre outros). Simonne observa que, em geral, os pesquisadores enfrentam dificuldades na pesquisa em acervos musicais. Isso se deve à precariedade dos serviços prestados pelas instituições detentoras da guarda dos acervos, que em geral estão dispersos, fragmentados e mal conservados, com pouca ou nenhuma visibilidade.

“A possibilidade de oferecer acesso remoto ao conteúdo do acervo se apresenta como a principal meta do projeto, que torna agora o seu acesso público. À Casa de Cultura Villa Maria interessa alcançar o grande público, com oferta de programas de caráter cultural e educativo sobre a música, a radiodifusão e a indústria fonográfica”, diz.

A página pretende oferecer ao público não apenas o acervo sonoro, mas também a sua coleção de partitura e o seu rico acervo bibliográfico e documental. Além dos registros sonoros, atualmente centrados no universo musical campista, o site permite o acesso ao canal youtube da Casa de Cultura, em que se pode assistir a entrevistas com diferentes personagens relacionados à cena musical em Campos dos Goytacazes. Ainda em construção, o site ainda colocará à disposição do público parte dos acervos de Gastão Machado e Godofredo Tinoco, que se encontram sob a guarda e responsabilidade da Villa Maria.

A página da Casa de Cultura Villa Maria também pode ser acessada pelo celular, adequadamente. Simonne lembra que a Villa Maria também possui uma conta no Instagram (casadeculturavillamaria).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Marco Antônio Moreira