21/08/18

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 21 de agosto de 2018 – Nº 3.829

Comissão de Educação da Alerj discute lei de cotas na UENF

A UENF recebeu nesta segunda-feira, 20/08/2018, audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O tema do encontro foi a renovação da política de cotas no ensino superior no estado do Rio de Janeiro por meio do Projeto de Lei 4205. A audiência começou por volta das 10h20 no auditório 4 do Centro de Convenções e contou com a presença dos deputados integrantes da Comissão de Educação Comte Bittencourt e Doutor Julianelli, além do reitor da UENF Luis Passoni e os representantes do DCE UENF, Gilberto Gomes, e do Sintuperj, Sérgio Dutra.

O Projeto de Lei 4205 dispõe sobre a prorrogação da vigência da Lei 5346, de 11 de dezembro de 2008, e faz algumas modificações, como a opção das instituições de ensino superior de fixar o percentual de vagas reservadas a negros e indígenas, observando o quantitativo mínimo de 20% por curso. Segundo integrantes da comissão, o texto já recebeu 101 emendas.

Reitor da UENF, Luis Passoni destacou o ótimo desempenho obtido pelos alunos cotistas dentro da Universidade. “O aluno sai da UENF um profissional de qualidade internacional atestada no Enade, nas avaliações do MEC, nos concursos públicos que nossos egressos prestam e no mercado de trabalho. O sistema de cotas é um sistema de sucesso e deve continuar”, disse.

Como a vigência da lei de cotas termina em dezembro, o texto tem que ser votado ainda este ano. E, segundo o deputado Doutor Julianeli, não haverá problemas quanto a isso. De acordo com ele, o projeto será aprovado após passar por todos os debates necessários. “Sou entusiasta da política de cotas. Ela vai ser renovada com todo o cuidado do debate, mas com toda a força de ser uma política de direitos que precisa ser preservada contra a desigualdade social. Talvez seja a política mais importante de combate à desigualdade social”, destacou Julianeli.

Os ouvintes que participaram do debate, em sua maioria, destacaram a importância da política de cotas no ensino superior do estado do Rio de Janeiro e defenderam também ampliação da bolsa e a inclusão dos pós-graduandos na política.

Para saber mais sobre o Projeto de Lei 4205, clique AQUI.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .