15/08/18

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 15 de agosto de 2018 – Nº 3.826

Espaço da Ciência é reinaugurado e passa a acomodar mais 100 animais empalhados

Na semana em que a UENF completa 25 anos, a comunidade foi brindada com a reinauguração do Espaço da Ciência. Depois de ficar fechado por um mês para receber reformas, o Espaço foi reaberto na tarde desta terça-feira, 14/08/2018, com a acréscimo de mais 100 animais empalhados doados pelo Museu de Taxidermia de Nova Friburgo. A reinauguração contou com visitas à exposição “Animais do Norte Fluminense” de servidores e alunos da Escola Adventista de Campos através do projeto “Conhecendo a UENF”, além da exibição de filmes produzidos pelo próprio Espaço.

Coordenador do Espaço da Ciência, o professor Ronaldo Novelli destacou a presença de animais que estão em risco de extinção. “Aqui tem a preguiça de coleira, lontra, jacaré do papo amarelo e papagaio chauá”, disse o professor. Para ele, o Espaço pode aumentar o interesse dos jovens pela pesquisa. “Sem o Espaço, como mostrar ao aluno o amor pela Ciência? Então, a extensão é um atrativo para o aluno ir à Universidade querer fazer pesquisa”, finalizou. Novelli estima que o Espaço acomode atualmente cerca de 300 espécies.

A doação dos animais se deu por intermédio do professor e curador André Bohrer Marques e se soma, agora, ao acervo original, composto principalmente de aves e mamíferos empalhados, bem como alguns répteis, como lagartos e jacaré, além de animais fixados em formol, como peixes e invertebrados.

As visitações ao Espaço ocorrem sempre nos horários das 9h às 17h. No caso de escolas, é preciso agendar com antecedência, através do projeto Conhecendo a UENF (conhecendoauenf@uenf.br) ou diretamente no local.

A programação dos 25 anos da UENF continua nesta quinta-feira, 16/08/18, com a realização da Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI), a partir das 14h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer. Durante o CONSUNI de aniversário, serão homenageados 51 servidores que estão na Universidade desde o seu início, bem como os sete servidores aposentados entre setembro de 2017 e agosto de 2018, além das seguintes instituições: Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Águas do Paraíba, Associação de Imprensa Campista, Comissão de Educação da Alerj, Faperj e empresa Ferthymar.

Na parte da manhã, a partir das 9h, o Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) realiza o evento “Reinauguração e Novos Homenageados: Painel do Mérito Científico do CBB”, no 1º andar do P2. E às 11h, será inaugurada a exposição de fotografias “A UENF: uma trajetória histórica-social nos 25 anos, uma memória”, realizada pelo Centro de Memória da UENF (CEM), que fica no 1º andar do prédio da Reitoria.

Leia mais aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .