13/08/18

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 13 de agosto de 2018 – Nº 3.824

Nova Edição da Revista do PIBIC/UENF “Conhecendo a Ciência”

Já está no ar a Edição de nº 15 da Revista PIBIC/UENF “Conhecendo a Ciência”, produzida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF. A publicação traz uma ampla matéria sobre o X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT)/III Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG).  O evento discutiu temas atuais e apresentou pesquisas desenvolvidas nos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica e nos Programas de Pós-Graduação das três maiores instituições de ensino superior das regiões Norte e Noroeste Fluminense: UENF, IFF e UFF-Campos.

A Revista traz ainda as seguintes reportagens: “Educação do campo é tema de pesquisa premiada no X CONFICT”, “Pesquisa desenvolve catalisador para reduzir contaminação por agrotóxicos”, “Estudante do CCTA é premiada no X CONFICT após descoberta científica” e “Estudo investe em células-tronco no tratamento da tuberculose”.

A Revista “Conhecendo a Ciência” tem como objetivo divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos por bolsistas e voluntários que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBi/UENF),  a fim de despertar o interesse para a ciência e a tecnologia. Lançada em 2014, com financiamento do CNPq, a Revista conta atualmente com apoio da Editora UENF (EdUENF) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).

Acesse a Revista aqui.

Administração Pública: estudantes da UENF levam prêmios

Três estudantes ou egressos do curso de Administração Pública da UENF foram premiados durante o XVII Encontro Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas (Enecap), realizado de 02 a 05/08/18, na Universidade Federal de Lavras (Ufla). Além deles, o curso da UENF ganhou destaque por meio do prêmio “Entidade de Base Atuante”, conferido ao Centro Acadêmico de Administração Pública Leonel Brizola.

Na categoria “Profissional do Campo de Públicas”, o egresso Danilo Barreto levou o primeiro lugar do “Prêmio Lice”, oferecido anualmente aos autores dos melhores artigos científicos em temas do Campo de Públicas entre estudantes e egressos de todo o Brasil. O trabalho, intitulado “A complementaridade das instituições do Norte Fluminense no Supera Rio e o Desenvolvimento Regional”, foi orientado pelo professor Nilo Azevedo. Atualmente, Danilo cursa o mestrado em Políticas Sociais na própria UENF.

Na categoria dos estudantes de graduação, os representantes da Administração Pública da UENF ficaram com dois dos três primeiros lugares. O graduando Hisrael Passarelli obteve a segunda colocação com trabalho sobre a possível formação de uma região metropolitana na Bacia de Campos (RJ), orientado pela professora Joseane de Souza.  E a estudante Jéssica Silveira ficou com o terceiro lugar na categoria com o trabalho “Mecanismos de governança nas aglomerações urbanas da região do Norte Fluminense: o caso da política de resíduos sólidos”, também orientado pelo professor Nilo Azevedo. Nilo e Joseane atuam no Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP) da UENF.

O Enecap é o maior encontro de estudantes da área, iniciado em 2002 como Eneap (Encontro Nacional dos Estudantes de Administração Pública), permanecendo com a sigla até o ano passado. Esta é a segunda vez que o C.A. da Administração da UENF se destaca nacionalmente pela atuação e articulação com o Campo de Públicas — campo de formação, pesquisa e atuação profissional que congrega os cursos de graduação em Administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .