08/08/18

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 08 de agosto de 2018 – Nº 3.822

Espaço da Ciência será reinaugurado na terça-feira

Na semana em que a UENF completa 25 anos de existência, a comunidade será brindada com a reabertura do Espaço da Ciência. Depois de uma reforma na qual passou a acomodar mais 100 animais empalhados doados pelo  Museu de Taxidermia de Nova Friburgo, o Espaço da Ciência será reinaugurado nesta terça-feira, 14/08/18, às 14h30. A reinauguração contará com visita à exposição e exibição de filmes de divulgação científica produzidos pelo Espaço da Ciência.

A doação dos animais se deu por intermédio do professor e curador André Bohrer Marques e se soma, agora, ao acervo original, composto principalmente de aves e mamíferos empalhados, bem como alguns répteis, como lagartos e jacaré, além de animais fixados em formol, como peixes e invertebrados.

— Ao recebermos novos animais empalhados, tivemos que reformular a exposição. Uma parte será apresentada por um projetor, que reproduzirá imagens dos animais novos, indicando nome científico, vulgar e bioma em que vivem — diz o professor Ronaldo Novelli, coordenador do Espaço da Ciência, que está sob a responsabilidade do Centro de Biociências e Biotecnologia  da UENF (CBB).

O Espaço da Ciência iniciou suas atividades em julho de 1999, fora da Universidade. Dez anos depois, em setembro de 2009, foi transferido para o campus da UENF, instalando-se em uma tenda de 300 m2. O objetivo é divulgar  de maneira didática e lúdica a ciência e tecnologia do Norte Fluminense. Desde então, o Espaço da Ciência vem realizando atividades como palestras e eventos itinerantes, com reprodução de vídeos educativos-científicos feitos por sua equipe de produção.

— Todas as atividades são voltadas para a produção e divulgação científica e tecnológica. Estas se desenvolveram de forma articulada, voltadas para as situações regionais e abordando a sua biodiversidade. Além das atividades científicas e educacionais, o Espaço da Ciência aproximou a escola e a Universidade, promovendo, assim, a real divulgação científica, justificando a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão — afirma Novelli.

Desde a sua implantação, o Espaço da Ciência registrou a presença de mais de 65 mil visitantes — 50 mil quando funcionava fora da UENF e 15 mil quando passou a funcionar no campus universitário.  As visitações ao Espaço ocorrem sempre nos horários das 9h às 17h. No caso de escolas, é preciso agendar com antecedência, através do projeto Conhecendo a UENF (conhecendoauenf@uenf.br) ou diretamente no local.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .