07/08/18

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 07 de agosto de 2018 – Nº 3.821

Audiência discute transferência do Colégio Agrícola para a UENF

Rogério (à esquerda) representou o reitor durante a audiência.

A Comissão de Educação da Alerj realizou ontem, 06/08/18, em Teresópolis, uma audiência pública com o objetivo de discutir a transferência das escolas agrícolas estaduais da Secretaria de Educação (Seduc) para a Faetec, bem como a transferência do Colégio Agrícola Antônio Sarlo da Faetec para a UENF. O prefeito da UENF, Rogério de Castro, participou da audiência, representando o reitor Luís Passoni.

A audiência, realizada na Escola Agrícola de Teresópolis José Francisco Lippi, foi uma continuação de outra audiência realizada recentemente na Alerj para discutir o futuro das escolas agrícolas estaduais. Uma van foi disponibilizada pela Universidade para que uma delegação do Colégio Agrícola Antônio Sarlo pudesse comparcer à audiência. Além do diretor do Agrícola, servidores e representantes da escola estiveram presentes.
Em seu pronunciamento, Rogério falou sobre a preocupação em encerrar o processo de transferência ainda este ano, bem como sobre a necessidade de garantia de que a UENF receba os cargos, o orçamento e o patrimônio da escola.
Além dos parlamentares, participaram da reunião representantes da Faetec, Seduc, escolas agrícolas, Pesagro, Emater, CREA, alunos e professores locais. Foi informado, durante a audiência, que o processo de transferência do Colégio Agrícola Antônio Sarlo encontra-se na subsecretaria de Planejamento/Patrimônio da Secretaria de Fazemda. Após análise, o processo deverá retornar para a Secti e daí será encaminhado para um decreto do Governador. Espera-se que em dois meses o Estado encesse a transferência.

Proeis retoma atividades no campus da UENF

Suspenso por falta de recursos, o convênio entre a UENF e a Polícia Militar (PMERJ) para adesão ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) foi retomado esta semana. Desde ontem, 06/08/18, os policiais militares voltaram a atuar nos campi e unidades da UENF.

Os policiais estão divididos em quatro postos no campus Leonel Brizola, dois postos no Colégio Agrícola e outros dois postos no campus de Macaé. Cada posto funciona em dois turnos de 12 horas cada um: das 8h às 20h e das 20h às 8h.

O prefeito da UENF, Rogério de Castro, lembra que o convênio foi suspenso sob a alegação de falta de pagamento. Na época, a Reitoria tentou argumentar que possuía o orçamento e realizou todos os procedimentos administrativos, mas a Secretaria de Fazenda (Sefaz) não efetivou o pagamento. A própria PM reconheceu que a UENF tinha a documentação em ordem, mas não tinha o que fazer.

— Este ano, a Sefaz realizou os pagamentos atrasados e iniciamos os procedimentos administrativos para retorno do convênio. Na quinta da semana passada, a última etapa foi finalizada, quando fomos ao Rio, no Batalhão de Choque, sede do Proeis, para nosso cadastramento no sistema, permitindo nosso acesso a informações referentes aos postos da UENF.

A UENF aderiu ao Proeis em julho de 2014, após aprovação do Conselho Universitário (CONSUNI).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .