01/08/18

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 1º de agosto de 2018 – Nº 3.820

UENF vai sediar XXXVII Jornada Fluminense de Botânica

A Jornada Fluminense de Botânica – reunião dos botânicos do estado do Rio de Janeiro promovida pela Sociedade Botânica do Brasil – chega à edição de nº 37 e neste ano e terá a UENF como sede. O evento, a ser realizado entre os dias 12 e 15/09/2018, tem como tema “As plantas e os seus relógios biológicos” e é voltado a alunos, professores e pesquisadores, e aberto a todos os interessados na conservação e na sustentabilidade dos recursos naturais. A data limite para submissão de resumos é 12/08/2018.

A programação da Jornada prevê a realização de minicursos, exposições e excursões para estações ecológicas da região, como Mata do Tabuleiro, em São Francisco de Itabapoana e Morro do Itaoca em Campos. Os organizadores do evento estimam a participação de 90 pesquisadores/professores e 430 alunos, entre graduandos e pós-graduandos.

O evento, realizado anualmente por uma instituição de ensino superior ligada a extensão e/ou pesquisa em Biologia Vegetal, conta com a participação e a contribuição do que há de mais expressivo na ciência botânica no estado do Rio de Janeiro e tem como missão divulgar os avanços obtidos na botânica e apontar, recomendar e sugerir ações e mecanismos para a área ambiental fluminense, colocando à disposição da comunidade científica e de pessoas interessadas informações voltadas para a conservação da natureza e dos recursos naturais, sendo assim o principal fórum de debates sobre a Flora Fluminense.

Barbacenia purpurea Hook

Planta símbolo

Barbacenia purpurea Hook é uma espécie com ocorrência em áreas de afloramento rochoso dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No estado do Rio de Janeiro ela ocorre principalmente no Maciço do Itaoca, um dos últimos remanescentes de floresta atlântica localizada do município de Campos dos Goytacazes e que atualmente sofre ameaças constantes com atividades de turismo e encontra-se sob degradação principalmente devido às atividades de mineração, implantação de culturas de cana-de-açúcar e pastagens.

Para mais informações, como inscrição, clique AQUI.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .