20/07/18

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 20 de julho de 2018 – Nº 3.817

Professor da UENF consegue bolsa de pesquisa em universidade inglesa

O professor da UENF Gustavo Rezende foi contemplado através do Programa Professor Visitante no Exterior, da CAPES, com uma bolsa para pesquisa na Universidade de Warwick, na cidade de Coventry, Inglaterra. Gustavo é pesquisador do Laboratório de Química e Funções de Proteínas e Peptídeos (LQFPP), do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), e desenvolveu pesquisa sobre a resistência da casca dos ovos do mosquito Aedes aegypti. A pesquisa mostrou porque o ovo do Aedes aegypti é tão resistente: a causa está na melanina, substância que confere a cor escura às cascas dos ovos.

Gustavo Rezende falou da expectativa para este estágio da carreira. O período na Inglaterra será de novembro de 2018 até outubro de 2019.

— Pretendo me aprimorar em técnicas de biologia molecular, genômica e microscopia, que são as expertises do grupo que me receberá. Também tenho a expectativa de poder voltar a me dedicar muito mais à leitura de artigos científicos, uma vez que terei tempo para isso. E, claro, os resultados que esperamos obter nos trarão um maior entendimento sobre a capacidade protetora que os ovos de insetos possuem, o que pode, no futuro, ajudar no controle de insetos que sejam vetores de doenças ou pragas agrícolas — diz Gustavo.

O professor ainda falou sobre sua linha de pesquisa na Universidade inglesa, onde vai trabalhar no grupo da professora assistente Kristen Panfilio, expert na mesma área em que ele trabalha: os tecidos extra-embrionários existentes em ovos de insetos.

— Vou investigar quais são os fatores de transcrição e um enhancer que regulem a expressão de genes cuticulares nas células da serosa no besouro Tribolium castaneum. A serosa é um tecido extra-embrionário de insetos (com função análoga à placenta em mamíferos) que produz uma cutícula. Tanto esse tecido quando a sua cutícula possuem funções que protegem os ovos de insetos contra estresses bióticos e abióticos — disse Gustavo.

Ovos do Aedes aegypti sobrevivem mais por causa da melanina

A pesquisa, feita pela UENF em colaboração com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) na Fiocruz do Rio de Janeiro e a Universidade da Flórida (EUA), pode ser um passo importante, no futuro, para o controle desse mosquito. Coordenado pelo professor Gustavo e pela pesquisadora Denise Valle, do IOC, o estudo contou também com a participação da dra. Luana Farnesi (IOC) e da doutoranda Helena Vargas, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da UENF e teve como desdobramento a publicação de artigo na revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases (confira o link clicando aqui).

Gustavo Lazzaro Rezende possui doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz (2008) com um ano de doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia, Berkeley e Pós-Doutorado na Fiocruz (2010). É professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desde 2010, alocado no LQFPP, CBB. Estuda as relações hídricas de ovos de insetos através de abordagens de biologia do desenvolvimento, embriologia, genética, fisiologia e evolução.

ADUENF promove Campanha do Agasalho

A Associação dos Docentes da UENF (ADUENF) iniciou na última terça-feira, 17/07/2018, a Campanha do Agasalho 2018. As doações podem ser feitas na sede da ADUENF – ao lado do prédio da Reitoria – de segunda à sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h até o dia 10/08/2018.

Presidente da ADUENF, a professora Luciane Soares destacou que Campos tem vivido temperaturas anormais, mesmo se tratando do frio. E que a população que vive em alguns conjuntos habitacionais, muitas vezes, estão expostas às baixas temperaturas.

— Campos têm vivido, nesses últimos dois anos, temperaturas bastante baixas para a cidade. Temos visitado algumas áreas, como o conjunto habitacional Maravilha de Ururaí, ou a própria Portelinha, que fica ao lado da UENF, e percebemos um grande número de moradores e principalmente de crianças que não tem roupas adequadas para essa temperatura. E no caso de alguns desses conjuntos, também idosos que sofrem com o frio em função de doenças — disse Luciane.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .