13/07/18

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 13 de julho de 2018 – Nº 3.815

13ª Seprodur terá cursos sobre produção de orquídeas

Fotos: Virgínia Silva Carvalho

Inscrições para a Semana do Produtor Rural, que será realizada de 16 a 20/07, terminam nesta sexta, 13/07

A 13ª Semana do Produtor Rural da UENF (Seprodur), que será realizada na próxima semana (16 a 20/07/18), vai oferecer três cursos voltados para  orquidófilos e demais interessados no cultivo de orquídeas: “Cultivo de orquídeas: técnicas avançadas”, “Semeio caseiro de orquídeas” e “Cultivo de orquídeas: técnicas básicas”. Os cursos serão ministrados pela professora Virgínia Silva Carvalho (palestrante e coordenadora), especialista no cultivo de orquídeas, tendo como monitores Clarissa Ribeiro Baptista, Joel Barbosa Câncio Pereira Soares e Pedro Paulo Vieira Reis.

O curso “Cultivo de orquídeas: técnicas básicas”, que será ministrado na segunda-feira, 16/07, de 8h às 18h, abordará os seguintes tópicos: Histórico do cultivo de orquídeas no Brasil e no Mundo, Aspectos Morfológicos, Nomenclatura e Tratos culturais (ambiente de cultivo; propagação; adubação; pragas, doenças e seu controle).

Virgínia Silva Carvalho

Já o curso “Cultivo de orquídeas: técnicas avançadas” será ministrado na terça-feira, 17/07, de 8h às 12h, abordando os seguintes assuntos: Nutrição e adubação de orquídeas, Fisiologia vegetal aplicada ao cultivo de orquídeas, e Genética e qualidade de flores em orquídeas.

E o curso “Semeio cadeiro de orquídeas” abordará os tópicos Germinação de sementes de orquídeas na natureza: relações orquídea-fungo, Germinação de sementes de orquídeas na ausência do fungo micorrízico, Semeio de orquídeas: método comercial e Método caseiro para semear orquídeas.

No total, a Seprodur vai oferecer 86 cursos (teóricos e/ou práticos) com professores, especialistas, alunos de pós-graduação e graduação em inúmeras áreas de interesse dentro da agropecuária. A Semana tem ainda a participação da UFRRJ, Tec Campos, Emater-Rio e Pesagro-Rio. As inscrições podem ser feitas até esta sexta, 13/07/18, na secretaria da Coordenação de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), que fica no térreo do prédio. O valor da inscrição será R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e dará direito a participação em cinco cursos.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria da Coordenação de Extensão do CCTA – CCTA-térreo(  cooexccta@uenf.br – 2739-7192).

Veja aqui e aqui a programação.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Marco Antônio Moreira