10/07/18

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 10 de julho de 2018 – Nº 3.813

Cátedra Unesco de Políticas Culturais tem participação da UENF

Professora Simonne Teixeira

A UENF é uma das instituições brasileiras a integrar a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão da Fundação Casa de Ruy Barbosa (FCRB). O termo de adesão, publicado no Diário Oficial da União de 20/06/18, foi assinado pela coordenadora do Grupo de Pesquisa Oficina de Estudos do Patrimônio Cultural, Simonne Teixeira; pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da UENF, Denise Cunha Tavares Terra; pela coordenadora da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão da Fundação Casa Rui Barbosa (FCRB),  Lia Calabre de Azevedo Félix; e pela presidente da FCRB, Marta Ribeiro Rocha e Silva de Senna.

Criada em 2017, a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão tem por objetivo formar um centro de excelência no campo das políticas culturais e da gestão. Pretende-se articular uma rede de pesquisadores, contribuindo com os processos de disseminação de conhecimento e consequente formação qualificada e atualizada de profissionais que atuam no campo. A Cátedra contribuirá para a constituição de uma rede integrada de pesquisa e com a capacitação de quadros para a gestão de políticas de cultura, cumprindo as diretrizes do Plano Nacional de Cultura em vigor.

A professora Simonne Teixeira destaca que esta é a primeira vez que a UENF participa de uma Cátedra da Unesco, ressaltando que o fato é relevante para a instituição e para a pós-graduação. Ela lembrao que a criação da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão começou a ser discutida em 2016, como consequência de um processo positivo de políticas públicas voltadas para a área cultural. No entanto, esse processo teve uma grande ruptura com a mudança de governo e consequente extinção do Ministério da Cultura. Naquele período, o grupo passou a atuar como grande repositório da documentação referente à área, que na época estava sob o risco de desaparecer.

— Essa documentação é fundamental para  compreender os caminhos, meandros, que levaram às políticas culturais do País. Quando se extingiu o Ministério da Cultura, tivemos que nos concentrar nisso para que tudo aquilo não se perdesse. Desde então, a política cultural retrocedeu. A criação dessa Cátedra é mais uma forma de resistência, uma vez que estamos lutando contra esse estado de coisas — diz Simonne, informando que, neste momento, um dos trabalhos da Cátedra é o mapeamento de todos os pesquisadores que estão pesquisando políticas culturais no País.

O projeto tem a duração de três anos, prazo que pode ser prorrogável por igual período, tendo como atividades permanentes a realização de seminários internacionais, simpósios, colóquios, oficinas e cursos de qualificação avançada, em parcerias com universidades; publicações – reunindo resultados de estudos e pesquisas, assim como de experiências de formação na área de políticas culturais e gestão. Dentre as demais instituições participantes, estão a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Estadual de Minas Gerais e a Universidade Estadual do Ceará.

O Programa de Cátedras da Unitwin/Unesco foi criado em 1992 e, desde então, apoia a criação de Cátedras Uesco e de redes Unitwin nas áreas de educação, ciências naturais e sociais, cultura e comunicação. Veja aqui as demais Cátedras Unesco que existem no Brasil. Saiba mais sobre as Cátedras Unesco aqui.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .