09/07/18

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 09 de julho de 2018 – Nº 3.812

Seprodur oferece curso sobre manipulação de frutas e verduras

Tradição na Semana do Produtor Rural (Seprodur) da UENF, o curso “Boas práticas na manipulação de frutas e verduras para preservar suas qualidades nutricionais de aroma e sabor” é oferecido initerruptamente desde a primeira edição, em 2005. Neste ano, na 13ª edição, a semana será realizada de 16 a 20/07/2018 e o curso sobre a manipulação correta de alimentos será ministrado pelo professor Jurandi Oliveira e sua equipe, o doutorando Diederson Bortolini e a graduanda Bárbara de Oliveira.

O curso é ministrado em quatro horas de aula teórica, em sala de aula, com a exposição de slides com matérias de jornal, dados oficiais e esquemas ilustrativos abordando a parte biológica dos vegetais envolvidos com o tema. É direcionado para donas de casa, auxiliares domésticas, proprietários de quitandas e pequenos comércios de frutas e hortaliças em geral, ou qualquer consumidor consciente. De acordo com Jurandi Oliveira, o desperdício de alimentos acontece desde o campo até chegar à mesa do consumidor.

– Quando falamos de desperdício de alimentos (no caso, vegetais) estamos falando de um processo que acontece em toda a cadeia de produção, desde o campo (com a produção fora de padrões de qualidade e exigência do mercado, problemas na colheita, na seleção e toda a manipulação que acontece nos armazéns de embalagens), passando pelo transporte em estradas de péssima qualidade, caminhões inadequados, centros de distribuição e mercados com condições inadequadas de manipulação e exposição, até chegar à mesa do consumidor que muitas vezes não sabe comprar nem mesmo preservar alimentos em casa – explicou o professor.

Segundo dados da FAO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), cerca de 30% de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado antes de chegar à mesa do consumidor. Essa quantidade de alimentos jogados no lixo representa um prejuízo econômico da ordem de R$ 3 trilhões/ano. Os vegetais estão entre os alimentos com o maior índice de desperdício, próximo de 45%.

Para Jurandi, é importante levar em conta o estado dos vegetais, que perdem vigor já a partir de colhidos. Segundo ele, conhecer melhor sobre como esses produtos reagem e interagem com o ambiente pode evitar o desperdício.

– Estamos falando de alimentos do tipo vegetais frescos, basicamente, que são produtos vivos, por mais que a gente se esqueça disso, mas são produtos vivos que estão respirando, transpirando e perdendo vigor a cada dia, hora e minuto. Se conhecermos um pouco sobre como esses produtos vivos reagem e interagem com o ambiente onde ele está exposto ou armazenado, podemos minimizar bastante a sua perda de vigor, prolongando a sua vida-útil – acrescentou.

No curso, serão respondidas dúvidas frequentes tanto de comerciantes tanto quanto de consumidores, como: qual a melhor maneira de armazenar, se é aconselhável acondicionar produtos diferentes juntos e qual quantidade ideal de produtos para se comprar durante a semana de forma a evitar o desperdício.

Jurandi Oliveira é professor associado I do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal do CCTA (Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias) da UENF, lotado no Setor de Fisiologia Vegetal, unidade de Bioquímica e Fisiologia Pós-colheita.

As inscrições para este e outros 85 cursos que serão oferecidos durante a Semana do Produtor Rural podem ser feitas até o dia 13/07/18, na Coordenação de Extensão do CCTA/UENF. Veja aqui mais informações sobre a Seprodur.

Alunos do PPGSP fazem exposição de fotografias no CCH

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UENF realizaram na última quinta-feira, 05/07/2018, uma exposição de fotografias, no Aquário do Centro de Ciências (CCH). A exposição teve como tema “Campos Urbana” e fez parte da disciplina de metodologia científica, da professora Luciane Soares. Cada aluno pós-graduando expôs cinco fotos. Segundo Luciane Soares, a ideia da exposição foi apresentar um novo olhar sobre a ciência através da imagem.

– O nosso objetivo foi fazer imagens na cidade de Campos que pudessem dar conta do uso da imagem no trabalho científico. Nós temos alunos que estudam as favelas, a Universidade, as igrejas. A ideia é como que você traz para um trabalho, seja de biologia, engenharia, de qualquer área, a imagem como texto. A imagem como metodologia atualmente pode apresentar a cidade com um novo olhar sobre a ciência – disse a professora.

Aluno do curso de Pós-Graduação em Sociologia Política, Wesley Machado preferiu retratar pessoas em suas fotos.

– A foto revela uma realidade. Achei o tema da exposição “Campos Urbana” oportuno. As vezes esquecemos das pessoas. Vi que muitos alunos retrataram monumentos, mas me preocupei com as pessoas. A composição do monumento com a pessoa dá humanidade à imagem – argumentou Wesley.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .