05/07/18

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 05 de julho de 2018 – Nº 3.811

Professor espanhol ministra cursos sobre agroecossistemas sustentáveis

Roberto García Ruiz

O professor Roberto García Ruiz, da Universidade de Jaén, da Espanha, ministra nos dias 9 e 10/07/2018 (segunda e terça-feira próximas) dois cursos na UENF. Ambos vão acontecer no auditório do prédio P4 e têm participação gratuita. As atividades terão duração de quatro horas e têm como público alvo graduandos, pós-graduandos e demais profissionais da área. As inscrições podem ser feitas no local do curso.

Na segunda-feira (9), às 8h, acontece o curso “Ecologia da disponibilidade de nutrientes e ciclos de macronutrientes na concepção de agroecossistemas sustentáveis”, e na terça-feira (10), também às 8h, será a vez do curso “O manejo da matéria orgânica em agroecossistemas sustentáveis e técnicas agronômicas que contribuem para o sequestro de carbono”. Os cursos estão sendo promovidos pela Assessoria de Assuntos Internacionais da UENF.

Serão abordados no curso “Ecologia da disponibilidade de nutrientes e ciclos de macronutrientes na concepção de agroecossistemas sustentáveis” os seguintes pontos: principais transformações e mudanças no estado dos nutrientes, características das principais reservas de macronutrientes e fluxos entre eles, equilíbrio de nutrientes como uma estrutura conceitual na elaboração de agroecossistemas sustentáveis e efeito dos principais sistemas de cultivo sobre a sustentabilidade do ponto de vista dos nutrientes.

Enquanto no curso “O manejo da matéria orgânica em agroecossistemas sustentáveis e técnicas agronômicas que contribuem para o sequestro de carbono” os pontos abordados serão: efeitos diretos e indiretos da matéria orgânica sobre a fertilidade do solo, tipos e características da matéria orgânica, o manejo da matéria orgânica; estratégias que impulsionem os insumos e minimizem os resultados, aspectos técnico-agronômicos que contribuem para o sequestro de carbono nos agroecossistemas.

Roberto García Ruiz é doutor em Ecologia pelo Universidade de Málaga. É professor da Universidade de Jaén desde 1998, quando voltou do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Durham, na Inglaterra. Sua linha de investigação está dirigida ao estudo biogeoquímico de ecossistemas florestais e agroecossistemas.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .