27/06/18

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 27 de junho de 2018 – Nº 3.809

Professor da UFRJ ministra palestra no X CONFICT/IIICONPG

Jorge Luiz Alves Natal

Jorge Luiz Alves Natal abordou o tema ‘Ciência no nosso dia a dia: economia, mídia especializada e crise’

A UENF recebeu ontem, 26/06/2018, o professor Jorge Luiz Alves Natal (UFRJ) como parte da programação do X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e III Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG). Com o tema “Ciência no nosso dia a dia: economia, mídia especializada e crise”, a palestra de Jorge Luiz teve início às 10h30 e levou bom público ao Centro de Convenções Oscar Niemeyer.

Jorge Luiz falou da abordagem da mídia sobre a economia. Para ele, a imprensa usa linguagem diferente dos principais autores da área. “Parte da mídia especializada usa o termo “investimento” de maneira pouco rigorosa. Por exemplo, quando ela fala dos investidores internacionais, em regra está falando de especuladores. Investimento significa aumento da riqueza real. Qualquer um dos autores em economia tratam investimento dessa maneira e não como normalmente se fala na mídia”, disse.

O professor abordou a política de juros e novamente a atuação da imprensa quando se refere à solução do combate à inflação. Segundo Jorge Luiz, se é através da política de juros que se deve combater a inflação, “deveria levar em conta as estruturas de mercado. Portanto, os setores competitivos, mas também os setores oligopolizado, os chamados preços administrados. A mídia aplaude, justifica, dizendo que não tem solução. Se considerarmos as várias escolas (da economia) não há um consenso quanto à esse diagnóstico”, completou.

Outro tema lembrado pelo professor foi o discurso dominante sobre os impostos. “Para onde vai o dinheiro? A resposta recorrente é a corrupção. O discurso moralista é o discurso dominante, o discurso de um projeto de país não se faz. O dinheiro vai para determinadas cadeiras do Estado e sobretudo para o rentismo”, finalizou Jorge Luiz.

Por fim, lembrou que o processo de descrença no Estado nunca levou a avanços científicos ou tecnológicos. “A orientação pró-mercado e de satanização do Estado não conseguiu sucesso em termos de emprego, renda e redução das desigualdades sociais em lugar nenhum do mundo nos últimos 40 anos. Em nenhuma das revoluções científicas e tecnológicas verificadas no mundo, essas coisas aconteceram sem o concurso decisivo do Estado”, afirmou Jorge Luiz.

Jorge Luiz Alves Natal possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Econômicas; respectivamente, pela antiga Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), pelo também antigo Departamento de Economia e Planejamento Econômico da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (1982) e pelo Instituto de Economia da mesma Unicamp (1991). É professor associado aposentado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ. Trabalhou por um ano como pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz e ainda é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de coordenador do módulo de Políticas Econômicas e (para o) Desenvolvimento no curso de especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Universidade Cândido Mendes/RJ.

Nesta sexta, 29/06/18, haverá mais duas palestras dentro do X CONFICT/IIICONPG. Às 10h30, o professor Egberto Gaspar de Moura, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uerj, fala sobre “Ciência entre o público e o privado”. E às 14h, o professor Aldo José Gorgatti Zarbin, da UFPR e presidente da Sociedade Brasileira de Química, aborda o tema “O fazer ciência em 10 palavras  ou de onde vem, mesmo, o conhecimento?”. A cerimônia de encerramento será realizada na sexta, a partir das 16h.

Veja mais informações no site do evento.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .