25/06/18

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 25 de junho de 2018 – Nº 3.807

Maior evento científico do RJ começa hoje na UENF

X CONFICT/III CONPG reúne 1.400 trabalhos e será aberto com conferência do presidente da SBPC

A UENF abriga a partir de hoje o maior evento científico do Estado do Rio de Janeiro. O X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT)/III Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) será aberto às 14h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer e se estende até sexta-feira, 29/06/18, reunindo mais de 1.400 trabalhos de pesquisa, que serão apresentados em sessões orais e pôsteres.

A conferência de abertura será proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPD), o físico Ildeu de Castro Moreira. Doutor em Física pela UFRJ, Ildeu é professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da UFRJ. Ele trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e comunicação pública da ciência.

O X CONFICT/III CONPG reúne três instituições: UENF, IFF e UFF. O tema do evento, este ano, é “Ciência no nosso dia a dia”. A programação inclui palestras, minicursos, sessões de banners, sessões orais, reuniões e apresentações culturais. Veja mais informações e a programação completa no site do evento.

Lançamentos de livros – E amanhã (26/06), a partir das 14h, haverá o lançamento de três livros durante o evento. Um deles é “Crônicas da Globalização”, de autoria do professor Arthur Soffiati (UFF). Com prefácio do professor José Luís Vianna da Cruz, o livro reúne textos sobre o processo de globalização ocidental na visão de um eco-historiador, analisando-a em seus impactos sociais e ambientais, no âmbito local e mundial. Os demais livros a serem lançados são de autoria das professoras da UENF  Vera Deps (Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem) – escrito em parceria com sua doutoranda – e Veruska Reis (Laboratório de Cognição e Linguagem).

Órgãos ambientais e UENF discutem período de defeso

Foi realizada na última quarta-feira, 20/06/18, no Gabinete da Reitoria da UENF, uma reunião entre representantes do Ibama, Inea, Prefeitura de Campos, projeto Pescarte e Reitoria da UENF para tratar da necessidade de atualização da legislação referente ao período de defeso (quando a pesca é proibida).

A exemplo do que já vem ocorrendo no Espírito Santo, o Ibama local está dando início a um processo de rediscussão do período do defeso, com o objetivo de alterar a legislação. Para isso o órgão solicitou a colaboração dos pesquisadores da UENF.

– O defeso foi feito tomando por base uma média para todo o litoral. A proposta do Ibama é atualizar as legislações pesqueiras no Estado do Rio como um todo. A ajuda de vocês é fundamental para embasar nossa proposta – disse Evandro Pires Leal Câmara, do Ibama.

Segundo o superintendente adjunto de Pesca em Campos, Armando Barreto, tanto o estoque pesqueiro continental quanto marítimo da região teve um decréscimo muito grande nos últimos tempos, causando sérios prejuízos aos pescadores.

– Estamos buscando adequar  esses períodos de defeso aos picos reprodutivos para permitir a garantia do estoque, bem como a sobrevivência dos pescadores artesanais da região. Queremos a participação da UENF nesse processo porque se não tivermos pesquisas que embasem nossa proposta vai ser muito difícil levar adiante essa demanda – disse.

A reunião teve a participação, pela UENF, da vice-reitora Teresa Peixoto; do chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palacio; do prefeito da UENF, Rogério Castro; e dos participantes do projeto Pescarte: Lais da Silva Almeida, Naitê Barbosa Lima Reis, Deisimara Peixoto e Patrícia Pereira da Silva. O professor Geraldo Timóteo, que coordena o projeto, não pôde participar porque se encontrava a trabalho em Macaé. Também participaram da reunião Rosa Maria Castello Branco (Ibama),  Amanda Carneiro de Oliveira (Inea) e Arthur Rodrigues Caetano (Superintendência de Pesca).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .