07/06/18

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 07 de maio de 2018 – Nº 3.801

X CONFICT e III Congresso de Pós-Graduação – Divulgada a Programação Completa

A programação completa do X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica e do III Congresso Fluminense de Pós-Graduação está disponível nas páginas:

Os eventos acontecerão na semana de 25 a 29 de Junho de 2018. Mais uma vez, o número de trabalhos inscritos superou as expectativas: foram 628 resumos inscritos no CONFICT e 732 resumos no Congresso de Pós-Graduação.
Os eventos são promovidos pela UENF, o IFF e a UFF, reforçando as ações de parceria entre as três instituições.
Nesta edição, acontecerá novamente o concurso de fotografia científica para os estudantes da pós-graduação. Mais detalhes na página http://iii.conpg.iff.edu.br/pages/concurso_fotografia_cientifica.
Para a Iniciação Científica, o desafio é apresentar um vídeo falando sobre a pesquisa desenvolvida. Mais informações na página: http://uenf.br/projetos/pibic/iii-concurso-video-depoimento/
A expectativa é de que cerca de 2000 pessoas participem desses dois eventos, que juntos configuram o maior evento do gênero no estado do Rio de Janeiro.
 

Presidente da SBPC ministra conferência de abertura do X CONFICT e III Congresso de Pós-Graduação

Ildeu de Casto Moreira (Fonte: SBPC)

O Professor Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, ministrará a conferência de abertura do X CONFICT e III CONPG, no dia 25 de Junho.

Doutor em física pela UFRJ, Ildeu é professor do Instituto de Física e de programa de pós-graduação em história das ciências, ensino de física e história da física na UFRJ, e em mestrado em divulgação científica (Fiocruz/UFRJ/MAST/JBRJ). Realizou estágios de pesquisa na França, na École Polytechnique e na Universidade de Paris VII. Trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e comunicação pública da ciência. Foi chefe do Departamento de Física Teórica do Instituto de Física (UFRJ) em 1987, editor científico da revista Ciência Hoje (1988/96) e membro de comitês editoriais de diversas revistas científicas e de divulgação. Foi membro da Equipe de Transição Governamental do Governo Federal, 2002, setor C&T.
Coordenou a Comissão Executiva do Ano Mundial da Física (2005) no Brasil e foi membro da Comissão Interministerial do Centenário do Voo do 14 bis (2006). Coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2004 a 2012. Foi membro do Comitê Temático (2005-2007) e do CA de Divulgação Científica do CNPq (2008-2012). Pertenceu aos Conselhos da Sociedade Brasileira de História da Ciência (1990/1994), da Sociedade Brasileira de Física (1999/2003) e da SBPC (2003/2007) e (2011-2015). Em 2007 recebeu o Prêmio (Especialista) da RedPop – Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y Caribe.
Foi membro do Conselho Nacional de Política Cultural (2009-2012) e do CTC da CAPES da Educação Básica (2010-2014). Em 2010 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, classe de Comendador – Personalidade Nacional. Foi Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI (2004-2013). É membro do Conselho Superior da CAPES. Em 2014, recebeu a condecoração Menção Honrosa Rio Negro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Prêmio Mercosul de CT – Integração de 2014 (com equipe). Recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq em 2013. 

Doutoranda em Políticas Sociais representa a UENF na 28ª Semana da Imprensa

A doutoranda do Programa de Pós Graduação em Politicas Sociais na UENF Maria Alice de Oliveira Pohlmann participou nesta quarta-feira (06/06/2018) da 28ª Semana da Imprensa. O evento, que começou na terça, acontece no auditório do Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e vai até o domingo (10/06/2018). Maria Alice participou, junto ao professor Orávio de Campos, da mesa com o tema “Jornal 25 de Março, Imprensa Abolicionista e a Campos Moderna”.

Graduada em História pela FAFIC (1985) e mestra em Politicas Sociais pela UENF (2003), Maria Alice apresentou sua dissertação de mestrado com o tema “A Aurora & Gênesis na construção da Campos moderna”. Aurora e Gênesis foram duas revistas de circulação em Campos no século XIX e início do século XX. Segundo Maria Alice, na sua pesquisa foi verificado o caráter higienista das revistas. Para ela, esse discurso foi fundamental na construção da Campos industrializada. O recorte da pesquisa foi feito de 1890 a 1926.

Segundo Maria Alice, houve um discurso maciço de varrer do centro da cidade a representação popular. “A grande importância era a higiene social do espaço. Não adiantava embelezar a cidade, colocar rede de esgoto, se não fizesse a higiene social. Começa a ter as praças fechadas, os capoeiristas sendo empurrados para Guarus. Tudo que era cultura popular, há um discurso para ser totalmente varrido dessa área central”, disse.

A Semana é realizada pela Associação de Imprensa Campista (AIC), em parceria com o Curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e a Superintendência Municipal de Igualdade Racial (Supir). Neste ano, a atividade tem como tema “O papel do jornalismo no combate ao racismo”.

Para saber a programação completa, acesse o Portal da AIC.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Marco Antônio Moreira