15/05/18

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 15 de maio de 2018 – Nº 3.799

Capes escolhe professor da UENF para coordenador adjunto

Professor Fábio Olivares, do LBCT, foi nomeado no último dia 04 coordenador adjunto da área de Ciências Agrárias 1

A área de Ciências Agrárias 1 da Capes passou a contar com a contribuição do professor da UENF, Fábio Lopes Olivares, do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual do Centro de Biociências e Biotecnologia (LBCT/CBB). O professor foi escolhido para o posto de coordenador adjunto da área, uma das mais tradicionais da pós-graduação brasileira. A nomeação do professor Fábio Olivares foi publicada no Diário Oficial da União no dia 04/05/18.

Segundo Olivares, 223 programas de pós-graduação vinculam-se atualmente à área de Ciências Agrárias 1, que é a segunda maior entre as  49 áreas da Capes. Cada uma das áreas possui um coordenador, um coordenador adjunto e um coordenador adjunto de mestrado profissional, com mandato de quatro anos. Para ele, a escolha traz efeitos positivos para a Universidade:

— Acho que o principal efeito derivado da minha indicação é seu impacto na divulgação e visibilidade da instituição. A área possui curso distribuídos em todo território nacional e indubitavelmente a marca UENF ganha mais amplitude — afirma.

A área de Ciências Agrárias 1 é marcada pela interdisciplinaridade. Ela se subdivide nas seguintes subáreas: Ciência do Solo, Ciências Florestais, Engenharia Agrícola, Experimentação Agrícola, Extensão e Desenvolvimento Rural, Melhoramento e Recursos Genéticos, Proteção de Plantas, Fitotecnia, Agroecologia, Microbiologia Agrícola, Botânica Agrícola e Química Agrícola.

Segundo Olivares, outros professores da UENF atuam em diferentes atividades no corpo de consultores da área de Ciências Agrárias 1, na biodiversidade, na biotecnologia e outras coordenações de área. No processo atual de seleção de coordenadores iniciado em dezembro de 2017, dois professores da UENF foram indicados ao cargo de coordenador de área, o que, segundo o professor, demonstra o reconhecimento do trabalho dos profissionais da Universidade junto à Capes.

A escolha foi feita da seguinte forma: na fase de seleção inicial, os coordenadores de todos os programas da área indicaram cinco nomes potenciais usando o sistema da Plataforma Sucupira. Os resultados foram processados pela Diretoria de Avaliação da Capes, que enviou correspondência aos indicados demandando a manifestação individual de aceite do candidato e a apresentação de um plano de atividades. Em seguida, o Conselhor Superior da Capes recebeu e analisou os dados e submeteu uma lista tríplice à Presidência da Fundação, que emitiu o parecer final para a indicação do coordenador de área. O coordenador eleito convidou Fábio para assumir a posição de coordenador adjunto, a partir do seu aceite informal e decorrido um período de análise. Olivares acredita que a escolha de seu nome é uma soma de fatores:

— Não é uma tarefa fácil conceber autojulgamentos. Mas apostaria na  soma de fatores que incluem a experiência consolidada no rito de acompanhamento e avaliação de programas na área, o comprometimento e a conduta nestes 12 anos de atuação nesta área na Capes.

Segundo o professor, a  comissão é indutora de políticas voltadas para a área, atuando na coordenação, planejamento e a execução de atividades para fomentar a evolução acadêmico-científica das Ciências Agrárias. Atua também no acompanhamento e a avaliação dos programas de pós-graduação com auxílio de consultores especializados. Dentre as atividades desempenhadas estão a avaliação de propostas de cursos novos, avaliação de propostas para fomento à atividade científica por meio de treinamento no exterior de discentes e docentes, avaliação de propostas para a apoio a eventos no Brasil, programas de mobilidade interinstitucional, prêmio Capes Tese, definição do Qualis da área para publicações, acompanhamento periódico de programas e avaliação quadrienal com concessão de nota, dentre outras atividades.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .