11/05/18

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 11 de maio de 2018 – Nº 3.799

Está chegando  o Pint of Science  Campos dos Goytacazes

O evento promete fazer as noites dos dias 14, 15 e 16 de maio muito mais divertidas e cheias de conhecimento.

O Pint of Science  é um festival de divulgação científica com uma proposta inovadora de levar a ciência para os bares. Durante os três dias do Festival, cientistas de 21 países irão para os bares falar de suas pesquisas enquanto tomam uma cerveja. A ideia é tirar a ciência dos laboratórios e mostrar que as pesquisas estão presentes no dia a dia de todos.

Em Campos dos Goytacazes é a primeira vez que o festival Pint of Science acontece e já gera bastante expectativa. Para o cirurgião Carlos Gicovate Neto esta vai ser uma ótima oportunidade de passar sua experiência com pacientes bariátricos e as dificuldades da obesidade, utilizando uma linguagem mais simples.

As palestras acontecem simultaneamente em dois bares da cidade (local e  programação disponível em : www.pintofscience.com.br) a partir das 19h30. Para não perder nada, é importante que as pessoas cheguem no horário marcado, a organização pretende ser pontual.

Não é cobrada entrada ou consumação mínima. O evento é gratuito, sem fins lucrativos  e realizado por voluntários. Desde o ano passado a equipe vem trabalhando na proposta e a última ação pré-evento aconteceu esta semana , a reunião de organizadores , palestrantes, apoiadores e patrocinadores em um dos bares para entrar no clima.

A ideia é que as pessoas presentes participem com perguntas. A interatividade do público é muito bem vinda. Aliás, o público é o foco dessa iniciativa. O professor Gonçalo Apolinário enxerga o Pint of Science como um momento de dar um retorno para a sociedade, mostrar que os investimentos em ciência valem a pena.

Aquecimento global, contaminantes, obesidade, ansiedade, música e cerveja serão  abordados de formas diferentes com a contribuição de cada um dos 17 palestrantes. O engenheiro químico William Delatorre que participará das palestras sobre o tema “cerveja sem mistério”, aposta no sucesso e descontração do Pint of Science, para ele ciência permeada por cerveja só pode dar certo.

O Festival Pint of Science é aberto ao público, qualquer pessoa que tenha interesse pode participar. Todos estão convidados. É só escolher os temas e o local no site  www.pintofscience.com.br .

Vaga para pós-doutorado em Engenharia Civil

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UENF abriu inscrições para o processo de seleção e admissão de doutor para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) MEC/Capes, que tem por objetivo promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, reforçando os grupos de pesquisa nacionais. Será disponibilizada 01 (uma) vaga para ingresso, com bolsa de estudos do PNPD.
As inscrições podem ser feitas até 29/05/18. Veja mais informações no Edital.

Engenharia Civil: inscrições para mestrado até 15/06

Estão abertas até 15/06/18 as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UENF, para ingresso no 2º semestre de 2018. Estão sendo oferecidas 10 vagas para mestrado, sendo 05 vagas em Geotecnia e 05 em Estrutura. O processo de seleção será composto de prova escrita, de caráter eliminatório, e avaliação de histórico escolar/currículo.
Veja mais informações no Edital.
Saiba mais sobre o Programa aqui.

“Conhecendo a UENF” – visita de escola ao Campus de Macaé

Dando sequência ao projeto de extensão “Conhecendo a UENF”, o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP) do Campus da UENF de Macaé recebeu, no dia 09 de maio de 2018, outra turma de 18 alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Aprovado, de Macaé, acompanhados pelos professores de Química e Física Marcos Guerra e Alcides Borges. A primeira turma foi recebida no dia 02 de maio de 2018.

A programação seguiu o padrão da primeira visita e o Chefe do LENEP, professor Fernando Moraes, proferiu palestra sobre a criação e as atividades do Laboratório e sua contextualização no panorama da Exploração e Produção do Petróleo. Ele falou ainda sobre a UENF e os centros que a compõem e sobre o perfil diferenciado do Engenheiro Cientista que é formado na graduação, com forte base de ciências básicas e naturais, métodos experimentais, iniciação científica, integração com a pós-graduação e internacionalização.

Após a palestra, os estudantes visitaram os laboratórios e os professores responsáveis explicaram o funcionamento dos equipamentos e falaram sobre as pesquisas realizadas. Os alunos também tiveram a oportunidade de sanar várias dúvidas e curiosidades sobre os assuntos tratados.

Espera-se com esta visita ampliar a interação da rede de ensino do município com o Campus UENF/Macaé.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .