08/05/18

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 08 de maio de 2018 – Nº 3.796

Núcleo de Energias Alternativas passa por reforma

Criado há dez anos, o Núcleo de Energias Alternativas da UENF está passando por sua primeira grande reforma. Os trabalhos foram iniciados oficialmente na manhã de ontem, 07/05/18, pela empresa vencedora da licitação, a Locmar Brasil Manutenção. A reforma é uma das etapas de implantação de um projeto do professor Valdo Marques, do Laboratório de Meteorologia da UENF (LAMET) junto à Petrobras.  O projeto foi criado há três anos e, após a aposentadoria do professor Valdo Marques, passou a ser de responsabilidade do professor José Carlos Mendonça.

Segundo Mendonça, o projeto é dividido em várias etapas, incluindo compra de bens móveis, reforma da parte física e dos equipamentos. A primeira etapa, que contou com a aquisição de mobiliário, já foi implementada.  Agora está sendo iniciada a reforma da parte física do prédio, que terá início pela renovação do telhado (desmonte e substituição de todas as telhas).

— Serão consertados os forros, pisos, telhado, portas, parte hidráulica, parte elétrica. O teto será novamente impermeabilizado, os tijolos repintados. Em dez anos de existência, nunca houve nenhuma manutenção desse porte — diz Mendonça.

Segundo ele, oito empresas participaram do processo licitatório, sendo vencedora a empresa Locmar, de Macaé. O cronograma da obra é de 120 dias, mas a empresa se comprometeu a terminar os trabalhos em até 90 dias.

— Depois desta etapa, será feita a parte de reforma das turbinas eólicas, ampliação do sistema fotovoltaico e reforma do banco de baterias. Futuramente também haverá a importação de equipamentos para  reinstrumentação da torre  e de sensores meteorologicos. Por fim, será feita a parte do paisagismo — explicou.

Segundo Mendonça, o orçamento inicial do projeto era de R$ 400 mil, dos quais já foram investidos cerca de 20%. A parte que está sendo iniciada agora (reforma da casa) gira em torno de R$ 90 mil. Com a obra, as atividades na Casa Ecológica foram suspensas, a princípio, por 90 dias.

O Núcleo de Energias Alternativas é constituído de espaço para pesquisas e atividades acadêmicas. O espaço conta com uma casa auto-sustentável, que constitui um dos locais do campus mais visitados por estudantes. A ‘Casa Ecológica’ possui sistema de tratamento e captação d’água, coleta e tratamento de esgoto. A maior parte da energia consumida é produzida no próprio local (somente os aparelhos de ar condicionado utilizam a energia convencional). Além disso, toda a parte física da Casa é composta de material de baixo impacto ambiental, como tijolo prensado (que não vai ao forno), telhado de fibra cimento (que não tem amianto), forro térmico (não de isopor, mas de material reciclado de caixa de leite) etc.

— Já chegamos a receber de 1.500 a 2.000 estudantes por mês aqui, mas nos últimos anos, devido aos problemas financeiros da Universidade, a visitação diminuiu muito. Tão logo esta reforma seja concluída, queremos retomar esta visitação — disse Mendonça.

UENF recebe alunos do Colégio João Pessoa

Os alunos visitaram o Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV)

Em mais uma visita de alunos de escolas estaduais no âmbito do projeto “Conhecendo a UENF”, estudantes do Colégio Estadual João Pessoa (CEJP), de Campos dos Goytacazes, se impressionaram com a estrutura da UENF, na ultima sexta-feira, dia 04/05/2018, após visitar diversos laboratórios e setores da da Universidade.

Os alunos iniciaram a visita conhecendo o Centro de Convenções Oscar Niemeyer, onde assistiram a um vídeo sobre a história da Universidade. Dentre outras coisas, os alunos ficaram sabendo, que a UENF foi a primeira universidade a possuir 100% de professores doutores. Também foram informados que a UENF foi idealizada pelo professor Darcy Ribeiro e projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, tendo sido implantada pelo então governador Leonel Brizola.

Os alunos visitaram o setor de diamantes do Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV) e o Núcleo Avançado de Morfologia Normal e Patológica. A aluna Bruna Helena Gomes, da turma 2001 do CEJP, falou sobre seu interesse em fazer graduação na UENF na área de patologia animal:

– Eu amo animais e tenho muito contato com cachorros e gatos. Quero fazer esse curso para cuidar deles. Quem sabe eu abra uma clínica veterinária – disse a estudante.

Os alunos se impressionaram ao saber que em uma universidade de Campos é possível produzir diamante em aproximadamente 10 minutos e que este diamante é feito a partir de um material muito comum em sala de aula: o grafite, presente nos lápis e lapiseiras.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .