07/05/18

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 07 de maio de 2018 – Nº 3.796

(ATENÇÃO: prazo de envio de resumos prorrogado até 04/06/18)

18ª Mostra de Pós-Graduação da UENF: inscrições abertas

Evento integra o III Congresso Fluminense de Pós-Graduação, que será realizado de 25 a 29/06/18  junto com o X CONFICT

Estão abertas as inscrições para a 18ª Mostra de Pós-Graduação da UENF, que será realizada durante o III Congresso Fluminense de Pós-Graduação, de 25 a 29/06/18, no Centro de Convenções da UENF. O evento é uma ação conjunta da UENF, Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal Fluminense (UFF) e congrega a 18ª Mostra de Pós-Graduação da UENF, a 3a Mostra de Pós-Graduação do IFF e a 3a Mostra de Pós-Graduação da UFF.
O envio de resumos pode ser feito até às 23h59 de 30/05/18. Os resumos deverão ser enviados pelo pós-graduando, exclusivamente pelo site do evento. Cada pós-graduando poderá apresentar um único resumo como primeiro autor, porém poderá participar como co-autor de outros resumos. Não haverá prorrogação da data limite para envio dos resumos.
A apresentação de trabalho é obrigatória para todos os mestrandos que estão cursando o segundo ano e para todos os doutorandos que estão cursando o terceiro e quarto ano, independentemente de serem ou não bolsistas. Os pós-graduandos nessas situações que são bolsistas e não apresentarem trabalhos poderão ter suas bolsas suspensas.
O evento reunirá discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das três instituições e  será realizado conjuntamente com o X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT).  O tema central é “Ciência do nosso dia a dia”. Estão previstas palestras, minicursos, mesas redonda, apresentações orais e em banners, entre outras atividades.
As inscrições para os minicursos podem ser feitas até 12/05/18.  Veja mais informações e faça sua inscrição na página do evento.
Veja a lista de minicursos oferecidos:
– “Estudo de impacto ambiental” (Carlos Eduardo Veiga de Carvalho)
– “Técnicas citomoleculares para o estudo do genoma” (Telma N.S. Pereira e Maria Lorraine Fonseca Oliveira)
– “Termografia por infravermelho na agropecuária: bases teóricas e aplicações práticas” (Eliemar Campostrini e Deivisson Pelegrino de Abreu)
– “Ciência e arte: como seu aluno enxerga o universo?” (Wander Gomes Ney e Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz)
– “Conexões entre a qualidade de vida, a educação e a ciência” (Victor Hugo Pereira Franco)
– “As tradições discursivas: conceitos e abordagens em estudos linguísticos” (Érica Nascimento Silva)
– “Controle social, violência e criminalidade: pensar a realidade brasileira a partir de Michel Foucault” (Flávia Mendes Ferreira)
– “(Re)Pensar a República: para uma introdução às relações civis-militares no Brasil” (Luciane Soares da Silva, Yann Belmont e Wallace da Silva Mello)
– “A bio-informática na biologia moderna: uma introdução com ênfase em análise de dados de sequenciamento de DNA” (Thiago Motta Venâncio)
– “Utilização de fungos entomopatogênicos para o controle do mosquito Aedes aegypti vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana” –  (Richard Ian Samuels, Adriano Rodrigues de Paula, Leila Eid Imad Silva e Anderson Ribeiro)
– “Metais não ferrosos de destaque no Brasil” (Lioudmila Aleksandrovna Matlakhova)
– “Sequências de ensino investigativas (SEIs): metodologia para aulas condizentes com o ensino por investigação” (Valéria de Souza Marcelino, Lília do Espírito Santo Azevedo e Bianca Rangel Viana)
– “Elaboração de cirações e notas de rodapé segundo normas da ABNT” (Maria Amélia Ayd Corrêa)
– “Arte afrobrasileira contemporâena: a geometria da diáspora” (Raquel Fernandes)
– “A análise do discurso aplicada aos documentos históricos do século XIX: o caso dos jornais” (Carlos Eugênio Soares de Lemos)
– “Libras é legal” (Cristiane Silva Ribeiro e Ludmila Veiga Faria Franco)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .