03/05/18

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 03 de maio de 2018 – Nº 3.794

Audiência discute falta de repasses da Faperj às universidades

O reitor da UENF, Luís Passoni, participou ontem, 02/05/18, no Rio de Janeiro, da audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para discutir a questão da falta de repasses da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) às universidades. Durante a audiência, o presidente da Comissão, deputado Comte Bittencourt, informou que protocolou na última semana um projeto de emenda constitucional (PEC) para garantir que a Faperj e a Cecierj recebam repasses mensais através de duodécimos. A proposta alteraria o artigo 309-A da Constituição Federal para corrigir a ausência das duas fundações na Emenda Constitucional 71/17, que garantiu a transferência de verbas mensais para as universidades estaduais.

A falta de repasses da Faperj às instituições de pesquisa do Estado do Rio vem causando inúmeros problemas às universidades. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF, Rosana Rodrigues, ressalta que a falta dos repasses impede, por exemplo, que seja feita a compra de produtos básicos, bem como a manutenção de equipamentos indispensáveis às pesquisas. Ela lembrou que um dos laboratórios da Universidade possui um microscópio cujo custo é de aproximadamente R$ 1,5 milhão, o qual se encontra parado.

– É complicado pensar que um equipamento que custa mais de R$ 1 milhão está parado, sendo que para a sua manutenção seria necessário pouco mais de 20 mil reais por ano. Essa dificuldade prejudica alunos e professores que necessitam desse equipamento, já que ele atende à maioria dos cursos – disse a pró-reitora.

Veja mais informações no site da Alerj.

Prefeitura lança Programa de Bolsas de Iniciação Científica

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes lança hoje o Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica “Viva a Ciência”. O programa foi desenvolvido pela superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos para valorizar a educação e incentivar projetos em prol do desenvolvimento da cidade. Serão disponibilizadas 30 bolsas neste primeiro edital. A cerimônia de lançamento do programa será realizada às 18h, no auditório da Prefeitura.

O Viva a Ciência tem por objetivo fomentar projetos de pesquisa que sejam de interesse do município, unindo as pesquisas e atividades produzidas dentro das universidades com as demandas em prol do desenvolvimento socioeconômico da cidade.
As 30 bolsas disponibilizadas serão oferecidas nas diversas áreas de graduação oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas instaladas no município. O valor da bolsa é de R$ 400 mensais com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam).
Acesse o Edital.
Veja mais informações no Portal da Prefeitura.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .