13/04/18

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 13 de abril de 2018 – Nº 3.786

Alunos da UENF obtêm 1º lugar em Congresso de Medicina Felina

Alunos da UENF obtiveram o primeiro lugar no Congresso de Medicina Felina – Cat in Rio, 3ª Edição, realizado nos dias 9 e 10/03/18, no Rio de Janeiro. Intitulado “Neurotização do nervo radial em gato — relato de caso”, o trabalho apresentado tem a autoria de Rodiney Pinheiro Denevitz e, como coautores, Isabela Cristina Morales, Kelly Cristina Evencio, Ivaney dos Santos Azevedo Júnior, Jussara Peter Scheffer e o professor André Lacerda de Abreu Oliveira.

A pesquisa mostra o uso, com sucesso, de uma nova técnica para o tratamento da seção do nervo radial em gatos. Trata-se da técnica de neurotização do nervo radial pela transposição nervo-ulnar por anastomose microcirúrgica. A técnica pode substituir a prática de amputação dos membros dos gatos, amplamente utilizada.

Segundo os pesquisadores, a ruptura de nervos do plexo braquial é uma afecção neural de alta prevalência em gatos, devido, principalmente, a causas traumáticas como atropelamentos e quedas. As lesões não necessariamente apresentam risco de vida, mas podem levar à incapacidade permanente do membro afetado, diminuindo a qualidade de vida do animal.

“O principal método terapêutico adotado é o de amputação do membro afetado. Entretanto, com o avanço da microcirurgia no campo da clínica cirúrgica de pequenos animais, há uma nova possibilidade de tratamento com índices satisfatórios de preservação e recuperação anátomo-funcional do membro”, afirmam os autores do trabalho.

Veja mais informações no banner apresentado durante o Congresso.

Foi dado o START!

Começou na última quinta-feira, 12/04/18, às 18h, entre o CCH e o Prédio E1, o START, uma iniciativa de um grupo de pessoas da comunidade acadêmica DA UENF engajadas num objetivo em comum: sair da inércia, exercitando-se através de caminhada e/ou corrida. O grupo recebeu as orientações iniciais do professor de Educação Física Guilherme Cortes, que falou da importância de se manter uma regularidade com a prática esportiva, saindo do sedentarismo, que para ele, é uma das principais causas  de problemas ligados ao bem-estar e à qualidade de vida.
A organização do START partiu do Serviço Social da UENF, através da assistente social Rossana Florêncio, que percebeu a necessidade da prática esportiva em várias pessoas que procuravam atendimento no Serviço Social. “ O simples fato de a pessoa sair do sedentarismo com uma caminhada faz com que seu organismo já produza substâncias como a endorfina, deixando-a mais bem disposta e alegre para encarar os problemas do dia-a-dia,” afirmou a Assistente Social. O START também conta com o apoio da Coordenação de Educação Física da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).
Após alguns exercícios de alongamento, o grupo iniciou as atividades com uma caminhada de 2.600m ao redor do campus da UENF. Cada um no seu ritmo. Inicialmente foi sugerido que os encontros aconteçam às terças e quintas, às 18h, mas, pelas expectativas, outros grupos podem ser formados com a possibilidade de outros horários, como pela manhã, por exemplo.
A vice-reitora da UENF, Teresa Peixoto, esteve presente para desejar sucesso ao grupo e parabenizar a iniciativa. O professor Guilherme Cortes disponibilizou seu email (ggomescortes@gmail.com) para que outros interessados possam se comunicar, seja para a inserção no(s) grupo(s) ou para orientações físicas individuais. Participe!

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Marco Antônio Moreira