23/03/18

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 23 de março de 2018 – Nº 3.779

SJB debate royalties e mobilidade urbana

São João da Barra sedia neste sábado, 24/03/18, às 15h, a mesa-redonda “Royalties, políticas públicas e mobilidade urbana na região”, com participação do historiador Fernando Antonio Lobato Borges e dos professores Hernan Armando Mamani (UFF) e Roberto Dutra Torres Junior (UENF). Aberto ao público, o debate acontece no Ciep municipalizado professora Gladys Teixeira, na Rua João Patrício Delfim, 295, Centro.

A atividade integra o projeto de educação ambiental “Territórios do Petróleo: Royalties e Vigília Cidadã na Bacia de Campos”. Trata-se de uma condicionante do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, sendo desenvolvido pela UENF em parceria com a Petrobras. O projeto, cujo segundo ciclo se estende até 2019, tem como foco pesquisar e disseminar informações que auxiliem no controle social sobre a aplicação das receitas petrolíferas nos municípios considerados produtores de petróleo e gás na Bacia de Campos.

Além de São João da Barra, “Territórios do Petróleo” é desenvolvido em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã e Rio das Ostras. Em cada município foi implantado um Núcleo de Vigília Cidadã (NVC) reunindo até 20 cidadãos dispostos a estudar a temática dos royalties e participações especiais e ajudar a melhorar o conhecimento da população sobre o assunto.

Fernando Antonio Lobato Borges é historiador do município e foi convidado pelos membros do Núcleo de Vigília Cidadã. Hernan Armando Mamani é especialista em mobilidade urbana, enquanto Roberto Dutra desenvolve pesquisas na área de políticas públicas.

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Marco Antônio Moreira