27/02/18

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 27 de fevereiro de 2018 – Nº 3.772

Presidente do CEE ministra aula magna nesta quinta

Malvina Tuttman

A presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Malvina  Tuttman, ministra a Aula Magna da UENF nesta quinta-feira, 01/03/18, às 17h, no Anfiteatro do Centro de Convenções Oscar Niemeyer.  O tema da aula será “Perspectivas do ensino superior público”. O evento é aberto a toda a comunidade.

Presidente do CEE desde junho de 2017, Malvina Tuttman integra desde 2012 a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Atua como professora da Escola de Educação da Unirio, onde foi reitora entre 2004 a 2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em planejamento e avaliação educacional, especialmente nos seguintes temas: flexibilização curricular, extensão universitária, cotidiano na educação, metodologias participativas e planejamento.

Reitor e pró-reitora da Graduação recepcionam alunos

A pró-reitora de Graduação fez uma explanação sobre a Universidade

Ao recepcionar os alunos da UENF  na manhã desta terça-feira, 27/02/18, o reitor da UENF, Luís Passoni, ressaltou que, apesar das dificuldades financeiras, a Universidade continua mantendo uma boa avaliação no IGC do MEC, entre outros indicadores. Passoni deu as boas vindas aos alunos ao lado da pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki, que fez uma explanação geral sobre a UENF, abordando, entre outras coisas, a história da Universidade e a sua estrutura organizacional.

O reitor e a pró-reitora de Graduação recepcionaram os alunos

– Vocês estão entrando em uma universidade muito nova e também pequena. Temos menos de 300 professores, mas todos têm doutorado e dedicação exclusiva. Trata-se de uma universidade que também tem muita vocação para pesquisa. Muitos de vocês serão convidados muito cedo a participar de grupos de pesquisa – disse, lembrando que a UENF completa em 16 de agosto 25 anos de idade.

Em sua explanação, Marina lembrou que o primeiro vestibular da UENF foi realizado em 03 de junho de 1993 e a primeira aula, em 16 de agosto do mesmo ano – data que se convencionou como a do aniversário da Universidade.

– A UENF nasceu de uma mobilização popular, que resultou no decreto que criou oficialmente a Universidade. Darcy Ribeiro foi o escolhido para idealizar a UENF e se propôs a criar uma universidade diferenciada. A estrutura da UENF é diferente das demais. Por exemplo, ao invés de departamentos, temos laboratórios multidisciplinares e temáticos – afirmou.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .