05/02/18

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 05 de fevereiro de 2018 – Nº 3.767

Abandono de animais no Campus da UENF

Nota da chefe do Hospital Veterinário da UENF

Em virtude do alto índice de abandono de animais no Hospital Veterinário e no Campus da UENF Leonel Brizola, e em consonância com a Lei 9.605 de 12/02/98, que versa sobre a criminalização do abandono de animais, e considerando:

– abandono de animais é crime ambiental federal;

– a reincidência do abandono de animais em nosso Campus;

– animais que venham a agredir ou ferir um cidadão são de responsabilidade do proprietário do mesmo, tanto sob o aspecto legal como de custas médicas;

– a insuficiência de recursos para aquisição de alimentos para animais de todas as espécies;

– a inexistência de instalações adequadas para a permanência desses animais em nossas instalações, mesmo que provisoriamente;

– que o Hospital Veterinário, bem como o Campus não ser depósito de animais;

– que, uma vez adotado um animal, este é responsabilidade do adquirente, sob o ponto de vista humano e legal;

– que a permanência de animais errantes no Campus coloca em risco a segurança e a saúde das pessoas que circulam na UENF;

Informamos que os animais abandonados serão encaminhados para o CCZ, órgão responsável pelo controle populacional de animais do Município de Campos dos Goytacazes, para as devidas providências.

Reiteramos que nosso objetivo é o atendimento às normativas legais para a segurança de todas as pessoas que coabitam as instalações de nossa Universidade.

Profª Helena K. Hokamura

Chefe do Hospital Veterinário da UENF

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .