18/12/17

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 – Nº 3.756

Professor do CCT/LENEP recebe prêmio de Excelência em Ensino e Pesquisa

Professor Adolfo Puime Pires, segundo à esquerda.

Em cerimônia realizada em 13/12/17 na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), na cidade do Rio de Janeiro, o professor Adolfo Puime Pires, do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (CCT/LENEP), recebeu o Prêmio de Excelência 2017 da Seção Brasil da Society of Petroleum Engineers (SPE) na categoria Distinção do Ensino e Pesquisa na Engenharia de Petróleo. O prêmio reconhece o professor universitário que tenha se destacado pela superioridade no ensino em sala de aula, excelência em pesquisa, contribuições significantes para a profissão da engenharia de petróleo e especial efetividade em aconselhar e guiar os estudantes.

Entidade internacional apolítica e sem fins lucrativos com mais de 70 anos de existência, a SPE  objetiva a disseminação de conhecimentos técnicos e desenvolvimento da indústria do petróleo nos seus diversos segmentos. São mais de 200 seções e centenas de capítulos estudantis espalhadas pelo mundo, com três seções e 15 capítulos de estudantes sediadas no Brasil, sendo uma seção e um capítulo estudantil em Macaé. Só no Brasil são 2500 membros. Todo ano são concedidos prêmios aos associados que tenham contribuído de forma excepcional para o sucesso das três Seções SPE do Brasil e tenham prestado contribuições relevantes nas disciplinas técnicas e profissionais na indústria do petróleo.

Formado em Engenharia Química (Unicamp) e em Administração (UFF), o professor Adolfo é mestre em Ciências e em Engenharia de Petróleo (Unicamp) e doutor em Engenharia de Reservatório e de Exploração (UENF). Fez o pós-doutorado em Engenharia de Petróleo na University of Tulsa (EUA). Trabalhou por 14 anos na unidade operacional da Petrobras em Macaé, da qual se desligou em 2000 para ingressar no doutorado do LENEP,  concluído em 2003.  Permaneceu colaborando com a pós-graduação da UENF como pesquisador em projetos da indústria, ingressando no quadro permanente de professores por meio de concurso público. Atualmente na chefia do setor de Engenharia, orientou 24 TCCs, 16 dissertações de mestrado e quatro teses de doutorado, além da participação em centenas de bancas de TCCs , mestrado e doutorado. É o principal pesquisador e coordenador de um grupo de pesquisa em Métodos de Recuperação Avançada com 12 estudantes da pós-graduação, patrocinado pela indústria e agências de fomento.

No momento da premiação destacou-se não só a excelência do professor Adolfo em sala de aula nos cursos de graduação e pós-graduação, como também a sua expressiva contribuição técnica na forma de dezenas de artigos em congressos e em periódicos internacionais, além da autoria de quatro capítulos de livros, bem como os trabalhos cooperativos em rede com renomadas instituições brasileiras, como o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Registrou-se também a contribuição continuada do professor nas atividades da seção SPE em Macaé, o apoio ao Capitulo Estudantil, do qual é o atual patrono.

Além da presença de toda a diretoria da SPE seção Brasil e do presidente da seção Macaé, estiveram presentes no evento diversas autoridades da indústria do petróleo, dentre elas a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Dra. Solange Guedes. A UENF foi representada pelo chefe do LENEP, professor Fernando Moraes. Em seu discurso, o professor Adolfo agradeceu a todos os mestres que teve, destacando os pais, os professores de escola, os colaboradores de pesquisa, os alunos e a esposa Eneida.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .