15/12/17

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 – Nº 3.755

Pesquisas da UENF premiadas na 18ª Jornada Jovens Talentos

Duas pesquisas desenvolvidas pela UENF foram premiadas durante a 18ª Jornada Jovens Talentos (Faperj-Cecierj), realizada no Instituto Federal Fluminense, campus de Santo Antônio de Pádua, em 12/12/17. Durante a Jornada, foram apresentados cerca de 80 trabalhos de jovens bolsistas da região Norte e Noroeste Fluminense.

Ganhou menção honrosa o “Projeto Guiar – Melhorias Ergonômicas’, desenvolvido pelo professor Sérgio Luís Cardoso, do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (CCT), que conta com os estudantes Matheus do N. Silva e Walter Jorge da S. Coutinho, ambos do IFF. E o projeto “Reestruturação da Casa de Cultura Villa Maria”, coordenado pela professora Simonne Teixeira, do Centro de Ciências do Homem (CCH), foi classificado em 1º lugar na área de Ciências Sociais durante a Jornada. O projeto conta com a participação das alunas Eduarda Tamy Bitencourt, da Faetec; Luísa de Souza Barreto e Luiza Pessanha Barreto, ambas do IFF.

O Programa Jovens Talentos teve início em 1999 com a oferta de bolsas de pré-iniciação científica para estudantes do ensino médio público, visando estimular a formação científica e a difusão do conhecimento. As atividades são, em geral, desenvolvidas nas instituições universitárias conveniadas, sob a orientação de pesquisadores. Além dos professores Sérgio Luís Cardoso e Simonne Teixeira, também participaram da Jornada os professores da UENF Aline Chagas Intorne, e Wania Amélia Mesquita e respectivos estudantes que participam dos projetos.

O “Projeto Guiar – Melhorias Ergonômicas” tem por objetivo contribuir para a melhoria das condições de mobilidade de pessoas com deficiência visual e vem sendo desenvolvido no IFF-Campos. O projeto vem desenvolvendo uma bengala eletrônica para auxiliar a locomoção e a interação de pessoas com deficiência visual em espaços públicos e privados. A bengala auxilia a mobilidade através do fornecimento de orientações por voz feitas por meio de leituras de sinais emitidos por transponders instalados em pisos táteis.

O Projeto foi iniciado pela professora Nadir Francisca Sant’Anna (LBCT-CBB) e atualmente conta com a participação do professor David, do IFF Campus Campos/Centro, coordenador do projeto Guiar (IFF). Os alunos são responsáveis por estudos e desenvolvimento de melhorias ergonômicas aplicadas à bengala.

O projeto “Reestruturação da Casa de Cultura Villa Maria” tem por objetivo a preservação do Fundo Gastão Machado. Trata-se do acervo formado pela biblioteca particular do jornalista e teatrólogo campista Gastão Machado, que foi doado à Casa de Cultura Villa Maria. O foco da pesquisa são as peças teatrais, que se encontravam, em sua maioria, deterioradas, incompletas e/ou fragmentadas; algumas irreversivelmente danificadas.

Após uma primeira etapa de pesquisa sobre a vida e obra de Gastão Machado, as estudantes passaram para uma fase de seleção dos textos dramáticos que estavam no arquivo junto com outros gêneros textuais. Também foi realizada a limpeza mecânica dos documentos, a fim de amenizar a ferrugem, bem como a retirada de poeira com trincha. Além disso, as peças foram devidamente armazenadas em envelopes de papel alcalino para evitar a deterioração, e catalogadas com fichas, entre outras atividades com o objetivo de preservar o acervo. Atualmente, está em curso a digitação e digitalização de documentos para posterior exposição e disponibilização para pesquisas.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .