07/12/17

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 07 de dezembro de 2017. Nº 3.752

Reitores pedem aprovação urgente da PEC 47 à Alerj

Um documento pedindo a aprovação da PEC 47 foi encaminhado pelos reitores das três Universidades Estaduais (UENF, UERJ e UEZO) à Assembleia Legislativa (Alerj) na última quarta-feira, 06/12/17. A PEC 47, em tramitação na Alerj, garante que o orçamento anual constante na Lei Orçamentária Anual (LOA) seja repassado imtegralmente em parcelas mensais de um doze avos (duodécimos). O documento conta ainda com a assinatura das associações de docentes e do sindicato dos técnicos.

O documento afirma que “os anos de 2016 e 2017 ficarão conhecidos como os mais difíceis da história das universidades estaduais do Rio de Janeiro”. “Devido à não efetivação dos valores na LOA por parte do governo estadual, chegamos ao fim de 2017 em uma situação limítrofe para as três universidades. A permanência desta situação poderá, em um curto espaço de tempo, inviabilizar cursos importantes de graduação e de pós-graduação, o que teria impacto tanto pela ausência de formação de recursos humanos, quanto pela impossibilidade de agregação de valor em processos industriais estratégicos, além de dificultar a solução de problemas sociais e de saúde pública”, diz o documento.

Ainda segundo o documento, “caso aprovada, a PEC 47 ajudaria na recuperação das universidades do Estado, colocando fim ao processo de sucateamento em curso e abrindo um novo ciclo de desenvolvimento de nossas universidades. Tal medida, mais do que garantir previsibilidade e estabilidade neste importante setor, pode contribuir favoravelmente para a recuperação da economia fluminense”.

Veja aqui a íntegra do documento.

UENF recebe Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes

Luis Passoni, ao lado de Teresa Peixoto (esquerda) e Joilza Rangel, agradeceu a homenagem da Câmara à UENF

A UENF foi uma das instituições e personalidades agraciadas pela Câmara Municipal de Campos, em cerimônia realizada na noite da última quarta-feira, 06/12/17. Por indicação da vereadora Joilza Rangel Abreu (PSD), a UENF recebeu a Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes, honraria concedida a pessoas físicas ou entidades públicas ou privadas que tenham prestado relevantes serviços ao município.

“É uma alegria muito grande em nome de toda a universidade receber essa homenagem, que vem em um muito boa hora”, afirmou o reitor Luis Passoni, que recebeu a Medalha em nome da Universidade, ao lado da vice-reitora da UENF, Teresa Peixoto.

A sessão solene, conduzida pelo presidente da Câmara, Marcão Gomes (Rede), teve início com a apresentação dos corais de estudantes das escolas municipais Mário Barroso, de Ururaí, e Jacques Richer, de Campo Novo. Em seguida foi feita a entrega das seguintes honrarias: Ordem do Mérito Padre Antônio Ribeiro do Rosário, Ordem do Mérito Renato Barbosa, Título Honorífico de Cidadania Campista, Ordem Municipal do Mérito e Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes.

Veja mais detalhes no site da Câmara Municipal de Campos.

Em nota, Abruem repudia ato da Polícia Federal

A Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) publicou nota oficial em que repudia a ação da Polícia Federal na qual foram conduzidos coercitivamente dirigentes e ex-dirigentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Veja a nota abaixo.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .