28/11/17

Campos dos Goytacazes (RJ), terça, 28 de novembro de 2017. Nº 3.749

UENF obtém nota máxima no IGC/MEC

Mesmo não recebendo recursos oficiais há dois anos, a UENF continua sendo avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das melhores universidades do País. No Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado na última segunda-feira, a UENF figura como uma das 12 universidades do País que obtiveram a nota máxima (5).

Todas as 12 universidades que receberam a nota máxima são públicas, sendo 10 federais e duas estaduais (a própria UENF e a Unicamp). No Estado do Rio de Janeiro, além da UENF, a única a receber a nota máxima no IGC foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. O cálculo é feito anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.
Veja aqui matéria publicada pelo jornal O Globo na última segunda-feira.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .