16/11/17

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 16 de novembro de 2017. Nº 3.745

Abaixo-assinado em Defesa da UENF e da Aprovação da PEC/47

Com o objetivo de tentar reverter a dramática situação em que se encontra a UENF, foi lançado o Abaixo Assinado em Defesa da Universidade Estadual do Norte Fluminense e Aprovação da PEC 47/2017.

A PEC 47 é uma proposta de emenda à Constituição Estadual que prevê transferências mensais, em duodécimos, às Universidades Estaduais (UENF, Uerj e Uezo).
Criada em 1993, a UENF está há dois anos e quatro meses sem receber nenhuma verba do Governo do Estado. Entre inúmeros outros problemas advindos da falta de recursos, a UENF não conta com empresa de vigilância desde outubro de 2016, fato que vem contribuindo para a sucessiva ocorrência de roubos e atos de vandalismo.
Além disso, o corpo funcional da Universidade tem sido sistematicamente desrespeitado em seu direito fundamental de receber os salários em dia. Desde o final de 2016, o Governo do Estado não paga regularmente os salários dos seus servidores, o que tem prejudicado seriamente a sua sobrevivência, bem como a manutenção das atividades básicas diárias da Universidade. Isso sem falar nos mais de cinco mil alunos prejudicados, em virtude da greve que engloba os docentes e técnico-administrativos.
Veja aqui carta aberta da Reitoria, de 29/09/17,  expondo o problema e solicitando o apoio da comunidade para a aprovação da PEC 47. A Reitoria pede a toda a comunidade que participe deste abaixo-assinado, que servirá como forma de pressão junto aos deputados, para que a PEC 47 seja votada em regime de urgência e possa entrar em vigor já a partir do início do próximo ano.
Esta é a única esperança palpável de que, a partir de 2018, a UENF possa retomar a sua normalidade e, desta forma, continuar a cumprir suas ações de ensino, pesquisa e extensão com a excelência demonstrada em seus 24 anos de existência.
Para participar, clique aqui.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .