14/11/17

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 14 de novembro de 2017. Nº 3.744

Profic cadastra professores interessados

Professores da rede pública (municipal, estadual e federal) em regência de turma podem se cadastrar até 30/11/17, na Plataforma Freire, para o Programa de Formação Inicial Continuada de Professores da Educação Básica (Profic), que substituiu o Parfor. Trata-se de uma pré-inscrição de candidatos a uma futura vaga a ser oferecida pela UENF, com o objetivo de identificar qual a demanda local para o Programa.

Para participar, o professor também precisa pertencer ao quadro funcional. As vagas serão oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IESs) conveniadas com a Capes-MEC em cursos de licenciatura, a exemplo do que já vinha sendo feito pelo Parfor. Trata-se de um cadastro inicial para que a Capes tenha uma ideia das demandas de formação continuada no País.

Segundo o professor Sérgio Arruda, do Centro de Ciências do Homem da UENF (CCH), a UENF participa do Programa (antigo Parfor) desde quando foi instituído, em 2009, e já formou dezenas de licenciados em Pedagogia na cidade e região.
— Pedagogia foi a modalidade mais procurada, e a única que foi desenvolvida. Se houver demanda, a UENF poderá pensar em planejar a ativação de suas demais licenciaturas (Física,  Química,  Matemática e Biologia). Por isso, é preciso que todo e qualquer professor das redes públicas interessado se cadastre para evidenciar as demandas – afirma Sérgio Arruda, que coordena o programa na UENF.
Veja aqui o Manual do Usuário da Plataforma Freire, onde pode ser encontrado um passo-a-passo, explicando como se cadastrar.

1ª Jornada EAD UENF: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 1ª Jornada EAD UENF. Este evento foi planejado para discutir os principais avanços na Educação a Distância nos últimos anos e para integrar estudantes dos cursos de graduação oferecidos pela UENF em parceira com o Consórcio CEDERJ e com a Universidade.

A programação está dividida em três dias. A inscrição é necessária para a participação no terceiro dia do evento (02/12). Os participantes poderão realizar a inscrição com ou sem apresentação de trabalho. Estudantes de graduação, tutores e professores estão convidados.

Veja mais informações aqui.

II Workshop de Genética e Melhoramento

Será realizado em 28/11/17,  no Auditório 4 do Centro de Convenções da UENF, o II Workshop de Genética e Melhoramento, que terá como tema central “Genômica no melhoramento: aplicações de predição e associação”. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Ganho Genético, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do Núcleo de Estudos Ganho Genético.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .